Em sua região de atuação com abrangência em 13 municípios, a Sicredi das Culturas RS prepara o total de 15 ações de voluntariado alusivas ao Dia de Cooperar, que neste ano será celebrado em 30 de junho. As ações contemplam atividades relacionadas à educação, esporte e lazer, saúde, cultura, interação e responsabilidade socioambiental.

Em Ijuí, as ações das equipes da instituição financeira cooperativa irão beneficiar os lares Meame (bairro São José) e Lar Bom Abrigo (bairro Burtet), além das comunidades dos bairros Glória e Colonial. Nestes lares, a equipe de voluntários da Sicredi das Culturas RS irá realizar a revitalização de espaços e doação de materiais. Para isso, as agências Ijuí Centro, Ijuí Imigrantes e Ijuí São Francisco estão arrecadando roupas de cama, material escolar, material de higiene pessoal e limpeza, leite em pó e óleo de soja. A comunidade que deseja auxiliar pode realizar a doação destes materiais diretamente nas agências até o dia 26 de junho. Outra equipe da cooperativa irá realizar evento especial no dia 30 de junho abrangendo famílias (previamente inscritas) dos bairros Colonial e Glória, com a realização de oficinas e atividades recreativas para crianças e adultos.  

Conforme destaca o presidente da Sicredi das Culturas RS, Antenor José Vione, “ano após ano promovemos ações de voluntariado alusivas ao Dia Internacional do Cooperativismo, beneficiando diversas entidades e a sociedade onde estamos inseridos.  Este é um dos propósitos da nossa instituição financeira cooperativa e é uma das formas com que entregamos nossa missão de contribuir com o desenvolvimento da nossa comunidade”.

Como uma iniciativa das cooperativas brasileiras, o Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, consiste na promoção e estímulo à realização de ações voluntárias diversificadas e simultâneas em todo o país. Neste ano, assim como em 2017, o conceito adotado para as ações será “Atitudes simples movem o mundo”. As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas e contam com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Trata-se de um grande evento de cooperação, que mobiliza as cooperativas para o voluntariado e a solidariedade nas suas comunidades.

 

Outras ações:

Augusto Pestana: A partir da ação “Aquecendo corações”, a agência da Sicredi das Culturas RS em Augusto Pestana está arrecadando alimentos e agasalhos para serem doados às famílias em vulnerabilidade do município. A comunidade interessada em auxiliar pode realizar as doações nos pontos de coleta: agência do Sicredi, Sindicato, Supermercado Cotrijui, Mercado Zardim, Mercado Bottura e Mercado Pestanense. No dia 30 de junho a coleta das doações será realizada na Praça Farroupilha, das 9h às 15h.

Bozano: No município de Bozano, a Sicredi das Culturas RS irá arrecadar alimentos e produtos de higiene pessoal para serem doados às famílias carentes daquela comunidade. Interessados em auxiliar na ação podem realizar as doações nos pontos de arrecadação: agência do Sicredi em Bozano, prefeitura, posto de saúde e Escola Pedro Costa Beber. 

Coronel Barros: será realizada a arrecadação de recursos com a venda de fichas de galeto em benefício da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Primeiros Passos. Os recursos serão utilizados para a aquisição de livros, brinquedos e prateleiras para montagem de uma biblioteca na instituição de ensino. As fichas podem ser adquiridas junto às equipes do Sicredi e da Emei, no valor de R$ 20,00. Os galetos serão entregues no dia 30 de junho, no Sindicato dos Municipários de Coronel Barros (Simuceb).

Jóia: Em Jóia, a agência do Sicredi está arrecadando alimentos, brinquedos e roupas para beneficiar as famílias que residem na comunidade de Espinilho Grande. Neste sábado, dia 16, a equipe do Sicredi também irá realizar a coleta dos materiais nas residências e no comércio do município. A comunidade também pode deixar as doações na agência do Sicredi até o dia 29 de junho. No dia 30 de junho os donativos serão entregues na Escola Santo Antão, em um momento de atividades especiais envolvendo estas famílias.

Ajuricaba: no município, a equipe da Sicredi das Culturas RS irá produzir Sabão Sustentável que será entregue para a comunidade no dia 30 de junho, das 10h às 15h, na Praça Notélio Mariotti.

Nova Ramada: a ação do Dia C da agência do Sicredi em Nova Ramada irá revitalizar, através de limpeza e plantio de mudas, o espaço externo que é utilizado semanalmente pelo grupo da Segunda e Terceira Idade Unidos Venceremos – Casa Artesanal.

Panambi: As equipes do Sicredi em Panambi estão mobilizadas para auxiliar a Avocap, o Lar de Idosos Vô Dary e a comunidade do bairro Esperança. As agências Panambi Centro e Panambi Cotripal estão recebendo a doação de alimentos não perecíveis e de produtos de limpeza para a Avocap e o Lar de Idosos, que serão entregues no dia 30 de junho, em momento de integração junto às entidades. Também no dia 30 de junho a equipe da agência Panambi São Jorge irá disponibilizar serviços relevantes e gratuitos para os moradores do bairro Esperança, com atividades e oficinas das 13h30 às 17h, na Avenida Adolfo Kepler Junior (quadra coberta).

Condor: a ação “Cooperando com o Hospital de Condor” busca beneficiar a entidade com a arrecadação de recursos através da venda de marmitas de massa com molho e galeto. As fichas da marmita podem ser adquiridas no valor de R$ 15,00 com a equipe do Sicredi, colaboradores do Hospital e voluntários da Liga de Combate ao Câncer. Os recursos serão investidos na compra de materiais como escadas para cama de hospital e mesas de cabeceira e refeição. As marmitas serão entregues no dia 30 de junho, no auditório da Joscil, a partir das 11h30. Nesta data, também será lançada a campanha de arrecadação de tampinhas para a Liga de Combate ao Câncer, para a troca desses materiais por cadeiras de rodas e muletas.

Santo Augusto: a ação “A mão que doa é a mesma que recebe” irá proporcionar uma série de atividades especiais junto à Apae de Santo Augusto, visando a interação e a inclusão. Estas atividades serão desenvolvidas nos dias 28 e 29 de junho, com encerramento de no dia 30 de junho, data em que a equipe do Sicredi realizará festa junina e gincana com a participação de alunos e parceiros da entidade.

Coronel Bicaco: a ação “Juntos Fazendo a Diferença” irá beneficiar as famílias atendidas pela Pastoral da Criança de Coronel Bicaco. No Dia C, a equipe da agência do Sicredi irá realizar atividades especiais com as crianças (brincadeiras, teatro, música e dança) e com as mães (orientações sobre pré-natal e também relacionadas à saúde dos pequenos). Atualmente a Pastoral presta auxílio a 163 crianças de 0 a 6 anos, além de gestantes que também são acompanhadas por voluntárias da entidade.

São Valério do Sul: neste município, a equipe do Sicredi irá envolver alunos das escolas municipais, promovendo a integração, com resgate de brincadeiras antigas em gincana que será realizada no dia 30 de junho, das 8h30 às 12h, no Ginásio Municipal de São Valério do Sul.

Chiapetta: Em Chiapetta, a equipe do Sicredi irá realizar ação voltada para arrecadar recursos a serem utilizados na compra de materiais para o Hospital do município, como jogo de cama (lençol, sobre lençol e fronhas) e suportes de soro. Para adquirir esses materiais será realizada a venda de galeto com massa e molho.  

 

Fonte: Sicredi