Reunião entre Sebrae RS e ministro da agricultura italiano ocorreu durante a Wine South America, em Bento Gonçalves


 

 

 





Uma parceria entre italianos e gaúchos pode render bens negócios para as vinícolas do Rio Grande do Sul. Na sexta-feira, 28 de setembro, o diretor-superintendente do Sebrae RS, Derly Fialho, esteve reunido com o ministro da Agricultura da Itália, Gian Marco Centinaio, o embaixador da Itália no Rio Grande do Sul, Antonio Bernardini, e o proprietário da Sant’Eufemia, vinícola Italiana, Capitan Domenico, para apresentar as boas práticas que estão ocorrendo entre os dois países graças a uma parceria internacional no âmbito do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional. O encontro ocorreu na Wine South America, em Bento Gonçalves.

De acordo com Fialho, essa sinergia e parceria institucional que está se desenhando é resultado das interações realizadas entre os dois países graças ao Programa LIDER, desenvolvido pela organização nas regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul desde 2015. “Uma das primeiras conquistas do LIDER foi justamente um convênio firmado entre a Universidade Católica de Pelotas e a Università Cattolica Del Sacro Cuore de Milão com a finalidade de apoiar o planejamento de uma estratégia de desenvolvimento local para as regiões envolvidas, compartilhamento de conhecimento e transferência de informação”, contextualiza o dirigente.

 

Além de participar da feira em Bento Gonçalves, Capitan Domenico (empresário italiano) percorreu as vinícolas da região da Campanha em busca de possíveis parcerias, incluindo a aquisição de vinho gaúcho para ser revendido na sua empresa. “Também percebemos o interesse dos italianos em promover a troca de conhecimento entre os dois países, com o objetivo de aumentar a produtividade das vinícolas”, acrescenta Fialho.

 

O ministro italiano esteve no Rio Grande do Sul para prestigiar as vinícolas daquele país que participaram da Wine South America, realizada de 26 a 29 de setembro em Bento Gonçalves. Através do programa Juntos para Competir (Farsul, Senar e Sebrae RS), 29 micro e pequenas vinícolas da Campanha e Serra gaúcha também participaram da feira internacional de vinhos, na serra.




Fonte: SEBRAE RS