Eventos gratuitos, nos dias 16 e 18 de outubro, têm como foco a prestação de cuidados com pacientes fora do hospital




 

 

 

 

A saúde será destaque de duas atividades digitais do Sebrae RS. No dia 16 de outubro, a palestra “Transição segura do cuidado em saúde”, será realizada às 14h, com a fisioterapeuta Laura Severo. Após, no dia 18 de outubro, Laura Severo se junta à enfermeira Lisiane Paskulin e à fisioterapeuta Alessandra Lima no bate-papo “Desospitalização, um dos desafios da saúde”. As ações são gratuitas e as inscrições devem ser feitas a partir dos links: http://bit.ly/palestrasaudesebrae e http://bit.ly/batepaposaudesebrae.

A técnica de Indústria, Comércio e Serviços do Sebrae RS Ana Paula Rezende conta que o público-alvo são micro e pequenas empresas e profissionais de saúde. “Nas duas atividades, o destaque é a desospitalização, um termo utilizado para a redução do tempo de internação do paciente, com o objetivo de dar continuidade ao tratamento fora do hospital sem deixar de lado as possibilidades terapêuticas”, explica.

A ideia é fornecer informações para que os empreendedores percebam por que esse tema vem crescendo e como oferecer esse tipo de serviço de apoio com qualidade e menores riscos. “Aos que pensam em aderir à desospitalização segura, é fundamental lembrar da importância da avaliação médica. Para o profissional de saúde, é necessária a preocupação em definir o melhor suporte para que o paciente tenha alta e para que sua recuperação fora do hospital ocorra de forma segura e sem complicações”, enfatiza Ana Paula.

Confira a programação completa:

Palestra Transição Segura do Cuidado em Saúde

Data: 16 de outubro

Horário: 14h às 15h

Palestrante:

Laura Severo, graduada em Fisioterapia pelo IPA/ RS (1995), especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela PUCRS (1999), especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade Tuiuti - Curitiba/PR (1997), mestre em Medicina Clínica Médica pela UFRGS (2005), MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (2011) e doutora em Ciências Médica - Educação em Saúde pela PUCRS (2015).  

 

Bate-Papo Desospitalização, um dos desafios da saúde

Data: 18/10

Horário: 14h

Palestantes:

Laura Severo

Alessandra Lima, fisioterapeuta, diretora-administrativa da Reequilíbrio Clínica de Fisioterapia Ltda., diretora-administrativa MAED Fisioterapia Ltda., vice-presidente Associação Rede EKO Grupo Saúde Ltda., conselheira de Administração da UNICRED Porto Alegre, conselheira fiscal da Quanta Previdência Complementar; e conselheira fiscal do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa).

Lisiane Paskulin, com graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993). Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2006). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRGS na área de Políticas e Práticas em Saúde e Enfermagem. Membro do Núcleo de Estudos em Educação, Saúde, Família e Comunidade (NEESFAC). Adjunta da Coordenação do Grupo de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.




Fonte: SEBRAE RS