Outubro é o Mês da Alimentação e o Programa Mesa Brasil Sesc realiza uma série de ações em sete cidades gaúchas: Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Lajeado, Erechim, Ijuí, Santa Maria e Rio Grande. O Dia Mundial da Alimentação é celebrado em 16/10, mas as ações no Estado ficarão concentradas ao longo da semana. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br/mesabrasil

Na Capital, já estão ocorrendo as etapas do Concurso Cultural Chef Mesa Brasil. A final será realizada na próxima segunda-feira (15/10), no Largo Glênio Peres, local em que ao longo do dia também acontecerão uma série de ações gratuitas e abertas à comunidade. No dia 16/10, será realizada a oficina “Você sabe o que está comendo?”, na Sala Paineira do Sesc Protásio Alves, das 14h às 16h. A ação é gratuita e aberta à comunidade em geral. Oficina de culinária para crianças e oficinas de aproveitamento integral dos alimentos também estão previstas. Finalizando a programação, no dia 22/10, das 10h às 16h, no Parque Farroupilha, serão oferecidas orientações sobre a quantidade de sódio e gorduras nos alimentos ultraprocessados. Confira abaixo a programação completa.

Sobre o Mesa Brasil – O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade, que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo (Lajeado, Estrela, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires), sempre em parceria com as prefeituras municipais. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

PROGRAMAÇÃO EVENTO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO EM POA:

   10h – Abertura do Evento
   10h15- Palestra sobre Alimentos Funcionais
   11h – Orientações sobre Alimentos fora do padrão
   11h45 – Micro Oficina sobre Aproveitamento Integral
   12h – Roda de Conversa sobre Comportamento Alimentar
   12h45- Micro Oficina sobre Aproveitamento Integral
   13h – Oficina de Horta Suspensa
   13h45- Micro Oficina sobre Aproveitamento Integral
   14h – Orientações sobre Substitutos do Sal de Cozinha
   14h45- Abertura Final do Concurso Chef Mesa Brasil 2018

Concurso Mesa Chef Brasil 2018 – 15h às 16h30

   15h – Apresentação Finalista 1
   15h30 – Apresentação Finalista 2
   16h – Apresentação Finalista 3
   16h30 – Encerramento e divulgação do vencedor do concurso

Fonte: SescRS