Os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo realizaram na quinta-feira, 1º, a Copa URI de Robótica, que em sua sexta edição reuniu cerca de 400 participantes, sendo 354 competidores, com 27 equipes mistas e 10 equipes femininas, acompanhadas de seus professores.

As escolas inscritas, oriundas de Entre Ijuís, Catuípe, São Miguel das Missões, Cerro Largo, Ijuí, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo ganharam da URI os kits de robôs para as equipes novas, além de peças de reposição para grupos que já haviam disputado em anos anteriores. Além disso, professores e acadêmicos bolsistas da URI ministraram curso de robótica, com orientação para a montagem e programação, tanto por meio de vídeos, como diretamente nas escolas.

A competição acontece na modalidade sumô, com os robôs disputando espaço em uma arena circular com a intenção de tirar o robô oponente da mesma. Os robôs se movimentam de forma autônoma utilizando sensores para detecção do adversário e dos limites da arena, tudo isso previamente programado de acordo com a estratégia de cada equipe.

O coordenador geral da Copa de Robótica, professor Alexandre dos Santos Roque, observa que a receptividade das escolas é excelente “Os professores nos atestam que o cenário nas escolas mudou desde que iniciou a Copa há seis anos, e algumas já incluíram a robótica no conteúdo curricular e em atividades extraclasse”.

Na avaliação do coordenador dos cursos, professor Alessandro Freitas de Oliveira e sua equipe, o projeto está consolidado, tanto pelos depoimentos de professores e alunos, como pela crescente participação de escolas e de cidades da Região.  Entre os objetivos da Copa URI de Robótica estão divulgar a área, despertar talentos e atrair estudantes para o setor, mostrar que o mercado continua carente de profissionais bem capacitados.

A novidade desta edição, é que as integrantes do Projeto “Meninas Digitais Tchê Missões” também foram desafiadas a montar e programar um robô e participaram da competição disputando entre si.

As equipes classificadas até o 3º lugar receberam medalhas e troféus e do 4º ao 8º lugar, troféus. Todos os participantes recebem certificado do projeto, que incluiu o curso de Robótica, orientação e tutoria nas escolas, na URI e on-line, além da culminância, que foi a competição realizada. A seguir, as equipes classificadas:

1º lugar – Rui 2-D2 – Instituto Rui Barbosa – São Luiz Gonzaga (bicampeã)

2º lugar – Furbby – Instituto Odão Felippe Pippi – Santo Ângelo

3º lugar –Black Queen – Escola da URI - Santo Ângelo

4º lugar – Alpha-jor – Escola Pe. Antonio Sepp – São Miguel das Missões

5º lugar – Blackout – Escola Pe. Antonio Sepp – São Miguel das Missões

6º lugar – Irineu – Instituto Odão Felippe Pippi Santo Ângelo

7º lugar _ Rabbit – Colégio Pedro II – Santo Ângelo

8º lugar – Bolsonaro – Escola Unírio Carrera Machado – Santo Ângelo

 

Fonte: Assessoria de Comunicação- URI Santo Ângelo