As férias estão chegando ao fim e em breve tem início mais um ano letivo na vida das crianças e adolescentes. Pensando nisso a Mundial FM conversou com o oftalmologista Alexandre Ell Amar Müller, considerando a importância do momento para a realização de Chek-up na visão.

O médico destacou que a procura pela avaliação dos olhos aumenta nesta época do ano por dois motivos:  “primeiro por conta do retorno as aulas, os pais aproveitam a maior disponibilidade de tempo devido o período de férias. E segundo porque muitas vezes a criança é tida como hiperativa e com déficit de atenção, quando na verdade o que existe é um problema de visão, muitas crianças ou adolescentes tem problemas em apenas um olho e o outro olho acaba compensando a visão,” explica.

O oftalmologista ressaltou que a Organização Mundial de Saúde preconiza o teste do olhinho logo ao nascimento para detectar doenças congênitas, “são sete doenças, maioria delas raras, a principal delas é a retinoblatoma. Trata-se de um tumor maligno que afeta a retina, a região do olho que transforma os estímulos luminosos em sinais nervosos que são enviados ao cérebro,” comenta.

Segundo Alexandre, após o teste do olhinho apresentar bons resultados, a orientação é de retorno ao consultório quando a criança tiver um ano de idade, “se estiver tudo bem, deve-se retornar para uma avaliação médica a cada dois anos até os sete anos de idade, que é quando a criança atinge a maturidade ocular, e após essa idade de ano em ano, ou conforme a necessidade da criança,”finaliza.

Fonte: Redação