Com orçamento estimado em quase 80 milhões de reais para este ano, a secretaria de Saúde de Ijuí espera atender com maior agilidade os problemas enfrentados pela população em 2019. A cifra prevista para este ano é 12 milhões maior que o orçamento de 2018.

Entre os números estão previstos diversos pagamentos de emendas parlamentares, que, em sua maioria, serão destinados pra construção e aquisição de novos equipamentos. Novos postos de saúde serão inaugurados em 2019. Por exemplo, o ambulatório para os bairros Colonial e 15 de Novembro já teve as obras concluídas e os atendimentos devem iniciar no próximo mês.

Já o posto de saúde do bairro Alvorada está em fase adiantada de construção. Os bairros Modelo e Herval também devem ser contemplados. Diante disso, o secretário de Saúde de Ijuí, Josias Pinheiro, salientou que os custos de manutenção e funcionamento devem sofrer alterações.

Segundo ele, a perspectiva é chamar novos profissionais para área de saúde, ainda do concurso público de 2015, que tem prazo para expirar no final deste ano. O Executivo não descarta a realização de novo concurso em Ijuí. Josias Pinheiro discorreu ainda sobre os repasses represados pelo Governo Estadual. Segundo ele, as dívidas com o município já ultrapassam 3 milhões e 500 mil reais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí