Notícia

Informativo Cotrijui

A atual direção ao assumir a Cotrijui em 6 de Fevereiro deste ano, além do passivo com os associados – recebeu herança de um endividamento contábil somente para cumprir neste exercício superior a 500 milhões de reais. Diante do nefasto cenário, a Diretoria vem trabalhando em busca de soluções. Neste sentido já foram estabelecidos acordos permitindo o alongamento dos prazos para saldar as pendências com alguns credores no País e exterior. Em outros casos vem ocorrendo frequentes rodadas de negociações buscando ajustes que atendam as demandas destes credores, mas que não comprometam a já difícil situação financeira da Cooperativa.

 

É imperioso deixar claro aos associados e demais interessados, que ao assumir o comando da Cotrijui – a atual Diretoria deparou-se com antecipações de valores efetuados pelos antigos gestores – com a venda de soja – com montante que supera aos 80 milhões de reais. Ainda pelo procedimento implementado na época, esses 80 milhões deveriam ser pagos em 2.013 – não havendo provisão para tal. Esse fato pôs em risco a safra de verão deste ano – havendo na época o risco eminente de arresto por estes credores, o que criou embaraços no momento o recebimento de grãos pela Cotrijui. Posteriormente pelo instrumento do armazém geral o quadro mudou, mas a maioria dos associados já haviam optado por outros compradores. Isso será diferente já na safra de inverno (trigo) e será mais acentuado ainda na colheita de verão (milho e soja).

 

Igualmente é necessário lembrar que ao assumir a Cooperativa, os dirigentes atuais – depararam-se com salários dos funcionários e prestadores de serviço em atraso e sem recursos para o pagamento. Gradativamente, a nova Direção trabalhou e mediante ajustes – vem pagando as pendências aos prestadores – além de manter os salários em dia. Outros fornecedores e parceiros que vivenciavam a mesma situação também vem tendo as pendências resolvidas.

 

No dia 6 de Fevereiro de 2.013 – quando tomou posse a nova Diretoria da Cotrijui encontrou uma dívida com os produtores associados de aproximadamente 200 milhões de reais. Mesmo sem acesso a qualquer financiamento, fruto das ações desencadeadas pelo grupo, esse valor já reduziu em aproximadamente 30 milhões de reais. Isso foi efetuado através de liberação de créditos e permutas entre os associados. Fica clara a responsabilidade com que a Direção da Cotrijui trata os temas da Cooperativa e dos quase 20 mil associados.

 

Em contato com o Presidente da Cotrijui, Vanderlei Ribeiro Fragoso – o Deputado Federal Darcisio Perondi, informou que o projeto que visa o recredenciamento da Cooperativa junto a CONAB e que estava em diligências na Superintendência Regional em Porto Alegre (RS), já retornou à Brasília. A proposta já está junto a Presidência da estatal na Capital Federal. Com isso nos próximos dias devem ser efetuados encaminhamentos finais. A Direção da Cotrijui aguarda com grande expectativa o recredenciamento na Conab, que é considerado vital no projeto de reestruturação e revitalização da Cooperativa.

 

Dando sequência na prática ao Projeto de reestruturação administrativa, saneamento financeiro e revitalização, a Direção da Cotrijui vem trabalhando para encontrar alternativas seguras e competitivas no sentido de agregar mais renda ao produtor. Esse mecanismo será implementado na safra de trigo, cuja colheita vai ocorrer em breve. A Cotrijui irá atuar com uma política inovadora jamais praticada na entidade, e que era reivindicada há muito tempo. A comercialização será efetuada na forma de lotes, transferindo ao associado o valor que o mercado estiver praticando. A operação por intermédio do armazém geral, estará assegurando ao associado – liquidez e melhor valor com depósito direto na respectiva conta.

 

Com relação a desmobilização do Mercado (centro) pela Cotrijui através de sua coligada (Redecop), é necessário reforçar a informação de que o patrimônio (prédio e terreno) pertenciam a terceiros. No processo, houve a transferência do ponto comercial para outra empresa. Nesta negociação a Cotrijui ainda obteve recursos, valores que irão diluir pendências que haviam, além de permitir investimentos para revitalizar as outras lojas. Além disso, o estoque do Mercado (Centro) mais de 1 milhão de reais, foi todo repassado ao Supermercado (sede) – que está reforçado, além de atender demandas das lojas na região. Redecop que está realizando campanha de vendas para o dia da criança, com premiação que supera aos 24 mil reais em prêmios e excepcional aceitabilidade entre os clientes.

 

A Direção da Cotrijui segue trabalhando forte em busca de alternativas que permitam acelerar o projeto de reestruturação, saneamento financeiro e revitalização. Neste sentido prossegue o trabalho de elaboração de projeto visando a captação junto ao BNDES de financiamento no valor de 450 milhões de reais. Outro caminho envolve um crédito internacional no valor de 200 milhões de dólares e cujas tratativas estão em andamento. Além disso, há outras frentes – destaca o Presidente Vanderlei Ribeiro Fragoso – e que devem ter desfecho positivo a médio prazo, situações que irão refletir diretamente na recuperação da Cooperativa. Ainda segundo Fragoso, em breve, fruto de tratativas realizadas na última quarta-feira em Porto Alegre, a Direção deverá emitir convite para um amplo debate com Representantes, Comissões Setoriais, Lideres sindicais, e autoridades que já manifestaram apoio aos atuais gestores. Nos próximos dias o Presidente da Cotrijui também terá condições de dar publicidade a esse “fato novo” e que certamente terá reflexo positivo na vida da Cotrijui.

 

Fonte: Cotrijui – Departamento de Comunicação

Data da publicação: 2013-09-06