Notícia

10º Seminário de Formação Científica e Tecnológica debate o tema “Cidades Inteligentes”
matematica

Teve início, nesta terça-feira, 10 de setembro, a 10ª edição do Seminário de Formação Científica e Tecnológica (SFCT). Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada (GCA), com colaboração do Grupo Pesquisa em Automação e Controle (Gaic) e apoio do Programa de Pós-graduação em Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), da Unijuí, e dos cursos de graduação em Ciências da Computação e Engenharia de Software.

O objetivo do evento, além de criar um espaço local para debate que possa contribuir positivamente com o trabalho feito pelos estudantes que desenvolvem suas pesquisas nos grupos, especialmente estudantes de graduação e pós-graduação, também busca celebrar os 30 anos de criação do PPGMMC na Unijuí.

Conforme o coordenador do GCA, o professor Rafael Frantz, este é um momento de destaque para o grupo de pesquisa e para o Programa. “Chegar a 10ª edição do SFCT é um marco para nós. É um evento de grande importância, que concebemos com a intenção de proporcionar aos estudantes um evento de pequena escala, mas que fosse um evento científico no mesmo formato internacional, onde tivemos cerca de 1 mil participantes desde a primeira edição”, ressalta.

Neste ano, o evento conta com um formato distinto, com a colaboração e apresentações também das pesquisas do Gaic. Ambos os grupos têm desenvolvido pesquisas na temática de Cidades Inteligentes, que é o tema central desta edição do evento, que conta com a presença do professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Valdemar Vicente Graciano Neto, que irá ministrar duas palestras sobre o tema e destacar seus trabalhos de pesquisa e oportunidades de investigação.

“Além da palestra, teremos a apresentação de quatro pesquisas conduzidas pelos nossos estudantes. É uma forma de darmos feedbacks aos trabalhos feitos no grupo, além de ser uma oportunidade de todos conhecerem os trabalhos desenvolvidos, perceberem os pontos de convergência e ampliar a discussão”, detalha o professor Rafael.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e Computacional, professor Sandro Sawicki, destaca o quanto o GCA é importante e destaca a relevância do PPGMMC, não somente para  a Unijuí, mas para toda a comunidade regional. “São 30 anos de história, que iniciou no início dos anos 1990 com a proposta de qualificação da equipe e do quadro docente. Até hoje, já acumulamos 540 dissertações defendidas e mais de 35 teses”, comenta.

Já o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio, salienta que o 10º SFCT é uma grande oportunidade para todos os estudantes e professores do Programa. “É importante estarmos aqui, juntos, trabalhando e refletindo sobre pesquisa, com essa grande quantidade de pessoas presentes”, ressalta.

O vice-reitor também valoriza os 30 anos do PPGMMC e destaca a sua grande contribuição para a comunidade ao longo dos anos. “Este é um momento de comemorar e de refletirmos a continuidade da integração da pesquisa com a sociedade, incentivar os nossos estudantes a continuar impactando, que é a proposta de um programa de pós-graduação. Esperamos que o PPGMMC possa contribuir ainda mais e intervir em melhorias na cidade, no espaço público, a partir das discussões envolvendo o tema das Cidades Inteligentes”, completa.

Nesta quinta-feira, 12 de setembro, acontece o segundo dia de evento, com a palestra “Uma Visão de Pesquisa sobre Cidades Inteligentes”. Também será feita a apresentação das pesquisas “Desenvolvimento de um Modelo Matemático para Estimativa de Geração Fotovoltaica Behind-the-Meter em Redes de Distribuição de Energia” e “Aplicação de Técnicas de Imputação de Dados no Ambiente das Smart Grids”.

fonte- ascom unijui