Notícia

73ª Romaria Diocesana ao Santuário Nossa Senhora de Fátima
5

Um dia para caminhar, pedir e agradecer

O dia foi dedicado à gratidão e aos pedidos de bênçãos a Nossa Senhora de Fátima, e desde as primeiras horas da manhã, a Catedral de Cruz Alta já recebia fiéis para a tradicional missa de acolhida. A celebração, que lotou o espaço interno da igreja, estendeu-se para as áreas externas, onde um telão foi instalado para aqueles que desejavam acompanhar a cerimônia.

Por volta das 9h, logo após a missa, a imagem de Nossa Senhora foi conduzida em um andor pelas ruas da cidade, em um trajeto de 1,5km, até o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. A procissão, emocionada e repleta de devoção, contou com a participação de aproximadamente 200 mil pessoas, segundo estimativas extraoficiais, superando todas as expectativas e tornando-se a maior romaria já realizada na região.

Entre os muitos romeiros estava Marcos Melo, que veio de Porto Alegre para agradecer por sua vida após ter sido atingido pelas enchentes que recentemente abalaram o estado. “Estou aqui para agradecer a Nossa Senhora por estar vivo”, disse ele. Assim como este, muitas outras pessoas estavam ali para agradecer, alguns de pés descalços, crianças vestidas de anjo. O que não falou foi fé e devoção à Nossa Senhora de Fátima, cuja edição da romaria trouxe o tema: “Maria, atenta e intercessora”.

Esta foi a segunda romaria com o Bispo Diocesano, Dom Nélio Zortea, que comemorou a grande participação dos fiéis, destacando a importância da fé. “Esse número expressivo de romeiros reflete a devoção de cada um a Nossa Senhora, nossa mãe, atenta e nossa protetora”, afirmou o bispo, que presidiu a missa dos romeiros no Santuário.

O Pe. Aldecir Corassa, coordenador de Pastoral, ressaltou o sucesso da romaria e já começa a pensar nos preparativos para o próximo ano. “O resultado positivo desta edição nos motiva a trabalhar ainda mais para que a próxima seja igualmente especial”, comentou.

A programação da tarde contou com o terço mariano, organizado pelo setor juventude da Diocese, que envolveu jovens de diferentes grupos e movimentos. Com cantos de louvor, o momento emocionou os presentes. Em um gesto simbólico, os jovens formaram um grande rosário com balões coloridos, enquanto duas crianças, vestidas de anjos, coroaram a imagem de Nossa Senhora ao som da música “Perfeito É Quem Te Criou.”

A segurança foi outro ponto alto do evento, sem registros de ocorrências, conforme informou a equipe de monitoramento. A romaria deste ano foi, sem dúvida, um marco de fé e organização, enchendo os corações dos fiéis de esperança e renovação espiritual.