Rádio Mundial

Notícia

9 de agosto é Dia da Equoterapia

Método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo na abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, a Equoterapia tem data especial no calendário: dia 9 de agosto.

Há mais de cinco anos, Santo Ângelo conta com o Centro Missioneiro de Equoterapia Santo Ângelo Custódio, com sede no Parque de Exposições Siegfried Ritter e fruto de parceria entre a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Santo Ângelo, Núcleo Missioneiro de Criadores de Cavalos Crioulos, Prefeitura Municipal e, como colaboradora, a Brigada Militar.

De acordo com a presidente do CMESAC e professora do curso de Psicologia da URI, Daniela Pereira Gonzales, atualmente o Centro atende 32 praticantes com idade entre 2 e 13 anos. Ao utilizar uma proposta inovadora, o Centro de Equoterapia busca promover outras possibilidades de reabilitação aos portadores de necessidades especiais. O tratamento é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, representada pelos cursos de Psicologia, Pedagogia e Educação Física da URI Santo Ângelo, além de profissionais da fisioterapia, psicólogos e educadores físicos.

Em função do transcurso da data, a URI Santo Ângelo registra seu reconhecimento às atividades do Centro de Equoterapia e parabeniza os profissionais, acadêmicos e guias que nele atuam. O zelo e a competência do trabalho realizado podem ser atestados pelos resultados altamente satisfatórios registrados entre os frequentadores.

Fonte: Assessoria URI

Data da publicação: 2013-08-09