Notícia
Na noite deste sábado (10), a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos e a Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta (LESCA), realizaram o concurso de Escolha da Corte Municipal do Carnaval 2015. O evento realizado no Ginásio Municipal de Cruz Alta Dr. José Westhpalen Corrêa, reuniu autoridades, integrantes e torcedores das cinco agremiações carnavalescas de Cruz Alta.
Charme, beleza e muito samba, marcaram as apresentações das candidatas ao posto de Rainha e Princesa das categorias Infantil, Adulta e da 3ª Idade, assim como a escolha do Rei Momo do Carnaval de Cruz Alta.
O evento aconteceu com a presença das torcidas organizadas de cinco escolas carnavalescas, Acadêmicos do Sol, Unidos do Beco, Gaviões da Ferrô, Unidos de São José e Imperatriz da Zona Norte, atraindo ao ginásio municipal mais de duas mil pessoas.
Laura Durigon Ajalla representando o Presidente da Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta, Roni Max Amorim destacou a importância da parceria entre a LESCA e a administração municipal, assim como o trabalho realizado pelas cinco escolas de samba de Cruz Alta para o crescimento e solidificação do evento como o maior do interior do estado. Também aproveitou a oportunidade para agradecer o Prefeito Juliano da Silva e o Secretário de Cultura, Turismo e Eventos Júlio Ferrera pelas reivindicações atendidas, como a solidificação da realização do Carnaval fora de época e a construção da pista de eventos Sambódromo Mestre Vidal.
De acordo com o secretário Júlio Ferrera a escolha da Corte Municipal do Carnaval é o evento que abre oficialmente a programação do carnaval 2015. “O Carnaval de Rua de Cruz Alta vem crescendo a cada ano, sendo considerado um dos mais importantes do interior do estado, fruto de um belíssimo trabalho da Liga das Escolas de Samba, das agremiações carnavalescas e de suas comunidades. Hoje a escolha da corte municipal abre oficialmente a programação do carnaval de rua 2015 de Cruz Alta, mostrando o comprometimento da Administração Municipal com o crescimento e fortalecimento do evento, de forma responsável e ouvindo abertamente as reivindicações das agremiações carnavalescas", destacou o secretário.
Em seu pronunciamento o Prefeito Juliano da Silva destacou a importância do carnaval para a comunidade e o trabalho realizado em parceria entre a administração municipal e a liga das escolas de samba de Cruz Alta. "Quando assumimos a administração iniciamos um trabalho em conjunto com a Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta, com o objetivo de fortalecer ainda mais o carnaval, projetando o nome da cidade e do evento como um dos maiores e mais tradicionais carnavais do interior do estado. Hoje damos o pontapé inicial no carnaval 2015 de Cruz Alta, lembrando que oano de 2014 foi um marco na história do carnaval cruz-altense, com a realização do primeiro carnaval na nova pista de eventos Sambódromo Mestre Vidal, um sucesso de público e espetáculo proporcionado pelas cinco agremiações carnavalescas de Cruz Alta e a sua comunidade, que a cada ano fortalece ainda mais o evento”, destacou o prefeito.
A Corte do Carnaval 2014 subiu à passarela para o último desfile antes da escolha da nova corte, sob regência do Rei Momo Infantil Luiz Otávio Silveira Dornelles, da Rainha Infantil Alanis Soares Vieira, da 1ª Princesa Tainá Carvalho da Silva, da 2ª Princesa Kaylane Pintes Blanco, do Rei Momo Adulto Adam Porto Alegre, da Rainha Adulta Deise Marisco Mello, da 1ª Princesa Quelen Rodrigues, da 2ª Princesa Caroline Pereira Rodrigues, da Rainha da 3ª Idade Maria Elena de Castro Costa, da 1ª Princesa da Elizabete de Fátima de Aguiar e da 2ª Princesa Ernestina de Fátima Berta.
A escolha da Corte Municipal do Carnaval foi divida em três categorias, sendo a 3ª idade, infantil e adulta, assim como a escolha do Rei Momo Adulto e Infantil, contando com a participação de mais de 26 concorrentes.
Iniciando a disputa municipal da corte 2015, subiram à passarela os cinco candidatos a rei momo adulto, Douglas Hesper Moura (Unidos do Beco), Giovani Lacerda Pereira (Imperatriz da Zona Norte), Jair Felipe Fernandes Dutra (Acadêmicos do Sol), Mauricio Carvalho Leal (Gaviões da Ferrô) e Willian Souza de Moura (Unidos de São José).
Na segunda etapa de desfiles subiram à passarela cinco candidatas da categoria 3ª idade. Concorreram ao título Clarinda Conceição Carvalho Padilha (Unidos de São José), Marilei Ferreira Schwingel – (Acadêmicos do Sol), Natália Carvalho da Luz – (Gaviões da Ferrô), Rosimeri de Morais – (Imperatriz da Zona Norte) e Sônia Madalena Severo de Oliveira – (Unidos do Beco).
Na terceira etapa de desfile foi a vez das nove candidatas da categoria infantil. Subiram à passarela Bibiana Lorenzoni de Ávila (Unidos de São José), Emily Tuane da Silva Marques (Imperatriz da Zona Norte), Evelin de Menezes Elicker (Gaviões da Ferrô), Izabelli Batu da Silva (Unidos do Beco), Kariny Moraes de Oliveira (Imperatriz da Zona Norte), Tainá Juraci Carvalho da Silva (Império da Rosa Branca), Thamires de Araújo Seibel (Unidos de São José), Vitória Caroline da Silva (Acadêmicos do Sol) e Vitória Ramos (Imperatriz da Zona Norte).
Concorreram à corte adulta do carnaval as candidatas Daniele Xavier Bastos (Imperatriz da Zona Norte), Estaniara Costa da Costa (Gaviões da Ferrô), Juliana Malheiros Colvero (Unidos de São José), Laiza da Fonseca Mate (Acadêmicos do Sol), Mileny Andriollo (Unidos do Beco) e Stéfani da Silva Lopes (Unidos de São José).
O troféu de Melhor Torcida ficou com a escola de samba Gaviões da Ferrô. O novo Rei Momo Adulto do Carnaval de Cruz Alta é Willian de Souza de Moura, representando a Escola de Samba Unidos de São José, o Rei Momo Infantil é Aldryn Diniz Amaral Barbosa, da Escola Imperatriz da Zona Norte.
A Escolha da Corte Municipal foi o primeiro evento oficial do Carnaval de Rua de Cruz Alta 2015, que prevê ainda para o dia 7 de fevereiro a Escolha da Corte Intermunicipal do Carnaval. Participaram do concurso, 20 candidatas a Rainha e Princesas e 6 candidatos a Rei Momo, e os quesitos avaliados pelos jurados foram: comunicação, elegância e postura, simpatia, estética corporal e domínio da arte de sambar.
Após as apresentações das candidatas, os jurados escolheram a nova corte do Carnaval de Rua de Cruz Alta 2015. Confira as vencedoras:
CATEGORIA 3ª IDADE Rainha – Rosimeri de Morais – Imperatriz da Zona Norte
1ª Princesa – Marilei Ferreira Schwingel – Acadêmicos do Sol
2ª Princesa – Clarinda Conceição Carvalho Padilha – Unidos de São José
CATEGORIA ADULTA
Rainha – Daniele Xavier Bastos – Imperatriz da Zona Norte
1ª Princesa – Mileny Andriollo – Unidos do Beco
2ª Princesa – Estaniara Costa da Costa – Gaviões da Ferrô
CATEGORIA INFANTIL
Rainha – Bibiana Lorenzoni de Ávila – Unidos de São José
1ª Princesa – Vitória Ramos – Imperatriz da Zona Norte
2ª Princesa – Evelin de Menezes Elicker – Gaviões da Ferrô
Data da publicação: 2015-01-12