Notícia

Brigada Militar forma 63 novos capitães para reforçar o efetivo da corporação e a segurança pública
21185123_2144213_GD

Os 63 novos capitães irão reforçar o efetivo da corporação e a segurança pública já a partir dos próximos dias 

A Brigada Militar realizou, no sábado (20/7), a formatura do Curso Superior Policial Militar (CSPM) 2022-2024. A cerimônia ocorreu na Academia de Polícia Militar (APM), no bairro Partenon, em Porto Alegre, e contou com a presença do governador Eduardo Leite. O CSPM 2022-2024 incluiu 63 aprovados no concurso para capitão realizado em 2018.

O percurso formativo começou em 28 de julho de 2022 e teve disciplinas sobre temas como técnica policial-militar, planejamento e fiscalização de polícia ostensiva, análise criminal, criminalística, direitos humanos, entre outros. O curso, com carga horária de 2.882 horas-aula, foi supervisionado pelo Departamento de Ensino (DE) da Brigada Militar, coordenado e executado pela APM.

Na cerimônia, o governador Eduardo Leite parabenizou os formandos pela conquista e destacou a responsabilidade que terão enquanto líderes das tropas para aprofundamento da redução da criminalidade histórica alcançada a partir do RS Seguro. Leite também fez uma analogia do crime como uma doença no corpo da sociedade, contra a qual os brigadianos são o mecanismo de defesa mais exposto, sempre na linha de frente. “Se temos a possibilidade de olhar para frente e, apesar de toda a doença que acomete a nossa sociedade, ter a esperança na cura, ter a esperança de dias melhores passa por contarmos com homens e mulheres como vocês, que oferecem tudo, absolutamente tudo, inclusive a própria vida para defender a perspectiva de paz e de harmonia para nossa gente”, afirmou Leite.

Governador lembrou do esforço do Estado no incremento de armamentos, viaturas, tecnologia e remuneração
Governador lembrou do esforço do Estado no incremento de armamentos, viaturas, tecnologia e remuneração – Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

 

O governador conferiu ao capitão Marlon Oliveira Stefanello da Silva a medalha General Osório. A honraria visa distinguir o oficial, classificado em primeiro lugar no CSPM, com nota 9,82. A solenidade também foi um momento de honrar a memória dos heróis da BM que arriscam a própria vida pela proteção dos gaúchos. Leite entregou a medalha Estrela de Reconhecimento Grau Ouro para Maria Inês Oliveira e a Eliane Oliveira, mãe e esposa do 2° sargento Fabiano Oliveira, morto em combate a um assalto a carro-forte em Caxias do Sul. Os filhos do sargento, Tales e Heitor, também acompanharam a entrega da medalha. “Nada que dissermos aqui para tentar confortar, as medalhas, as honras e as homenagens, vão ser capazes de arrefecer ou curar a dor que sentem pela perda de um pai, de um filho. Mas esse reconhecimento simboliza a eterna gratidão de todos os gaúchos e gaúchas por esse sacrifício impagável em nome da justiça e da proteção da nossa sociedade”, afirmou o governador.

Dos 63 formandos, oito vieram de outras unidades federativas do Brasil. Os representantes são de locais como Distrito Federal, Minas Gerais, Piauí, Paraná, Rondônia e Santa Catarina. O secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel Mário Ikeda, destacou o papel fundamental da Brigada Militar na integração de ações com as demais forças para o alcance das reduções recordes de criminalidade no Estado. “Em 2023, tivemos o ano mais seguro da história desde que padronizamos a apuração dos índices. Isso é fruto de uma governança forte, com a coordenação do governo. Este ano seguimos reduzindo na comparação com o ano passado. E a BM, onde os senhores terão papel de liderança, é parte fundamental dessas conquistas”, afirmou Ikeda.

Leite parabenizou os formandos pela conquista e destacou a responsabilidade que terão enquanto líderes das tropa
Leite parabenizou os formandos pela conquista e destacou a responsabilidade que terão enquanto líderes das tropa – Foto: Brenda Dornelles/PM5

 

O governador lembrou, ainda, do esforço do Estado no incremento de armamentos, viaturas e tecnologia ao longo dos últimos seis anos, bem como o compromisso na busca por melhorias remuneratórias para as forças da segurança. “Nem sempre vamos conseguir alcançar tudo que nós desejamos, mas nunca deixaremos de perseguir esse objetivo, o devido reconhecimento, o estímulo para que estejam sempre dando o melhor de si na segurança pública, sentindo o respaldo e o respeito do governo”, disse Leite.

Na solenidade, os formandos realizaram a devolução dos Espadins Tiradentes que estiveram sob sua guarda durante o período do curso de formação. A arma representa o idealismo e o destemor, constantemente apregoados na formação dos cadetes, assim como a missão precípua que os mesmos optaram por desempenhar ao ingressar na Brigada Militar de zelar pelo cumprimento da lei.

Formandos realizaram a devolução dos Espadins Tiradentes que estiveram sob sua guarda durante o período do curso
Formandos realizaram a devolução dos Espadins Tiradentes que estiveram sob sua guarda durante o período do curso – Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

 

Ao se formarem capitães, recebem a espada, que é símbolo do oficialato da Brigada Militar. A Espada dos Oficiais simboliza autoridade, poder, honra, dever e justiça, com uma história rica desde a antiguidade. Civilizações como Egito, Grécia e Roma já usavam espadas para marcar status e liderança. Na Idade Média, a espada era central para os cavaleiros europeus, representando lealdade, honra e autoridade. Hoje, a espada dos oficiais é utilizada em eventos militares, conectando o presente com tradições antigas e reafirmando valores de liderança, justiça e responsabilidade nas Polícias Militares.

Como inspiração ao novos, capitães, o comandante-geral da BM, coronel Cláudio dos Santos Feoli, enumerou exemplos de bravura de brigadianos no combate ao crime, bem como de servidores que mesmo em férias, fora de serviço ou tendo perdido tudo nas enchentes de maio, não deixaram de atuar no enfrentamento da crise. Feoli afirmou ainda que esse é o espírito que deverá guiar os novos capitães na sua jornada na corporação.

“Só há um caminho a todos vocês. Fazer o uso do cargo para promover o bem à sociedade gaúcha e aos brigadianos e brigadianas que terão suas vidas pautadas pelas suas decisões. Não são as estrelas que os senhores ostentam sobre os ombros hoje que garantirão êxito na liderança, mas, sim, empatia, dedicação, integridade e coerência entre o que vocês falam e as suas ações”, afirmou o comandante-geral.

Feoli enumerou exemplos de bravura de brigadianos no combate ao crime
Feoli enumerou exemplos de bravura de brigadianos no combate ao crime – Foto: Brenda Dornelles/PM5

 

Os 63 novos capitães irão reforçar o efetivo da corporação e a segurança pública já a partir dos próximos dias, liderando tropas nos Comandos Regionais de Policiamento Ostensivos espalhados por todo o Estado. “Não esqueçam que no final do dia é para o povo gaúcho, para a sociedade que todos nós trabalhamos, que cada um de vocês trabalha. Tenho certeza que a formação que tiveram nessa academia deu a vocês a força, a coragem e a capacidade para enfrentar o que vier pela frente. Sejam muito felizes nessa missão”, finalizou o governador.

Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom e Thiago Dias/ Ascom SSP
Edição: Secom
Foto: Mauricio Tonetto / Secom
POLÍTICA GERAL DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais Rádio Mundial FM

A Rádio Mundial FM de Ijuí (Mundial) valoriza a sua privacidade e está comprometida em proteger os seus dados pessoais. Esta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais descreve de forma ampla como coletamos, utilizamos, divulgamos e protegemos (i.e. tratamos) as informações pessoais no contexto interno e externo da nossa empresa. 

Asseguramos o tratamento de dados pessoais em todos nossos processos respeitando as hipóteses legais de tratamento (Artigos 7º, 11º e 14º) e os princípios (Artigo 6º) definidos pela LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS – LGPD (Lei 13.709/2018).

Lembre-se: Ao utilizar nossos serviços, interagir conosco ou fornecer seus dados pessoais, você (Titular de Dados) está concordando com as práticas descritas nesta política, por isto a leia com atenção!

De que forma seus dados pessoais podem ser coletados?

A Rádio Mundial pode coletar informações pessoais de diversas formas, como quando você se inscreve em promoções, participa de eventos, envia mensagens, preenche formulários ou interage com os nossos canais de comunicação. As informações pessoais que podemos coletar incluem, mas não se limitam a: nome, endereço, e-mail, número de telefone, data de nascimento e outras informações que você fornecer voluntariamente.

Para quais finalidades seus dados pessoais podem ser utilizados?

As informações pessoais coletadas são utilizadas para fins de comunicação, fornecimento de serviços, processamento de pedidos, personalização de conteúdo, análise de dados, promoções, pesquisas de mercado, aprimoramento de nossos serviços e cumprimento de obrigações legais. As informações também podem ser utilizadas para enviar informações sobre a Mundial e suas atividades, desde que você tenha consentido previamente.

Seus dados pessoais podem ser compartilhados?

A Rádio Mundial pode eventualmente compartilhar suas informações pessoais com terceiros, quando for necessário para a fornecer serviços contratados por você ou quando for exigido por lei. Em algumas situações, podemos compartilhar informações com parceiros de negócios ou provedores de serviços que nos auxiliam na operação e melhoria dos nossos serviços. Exigimos que esses terceiros tratem suas informações pessoais com confidencialidade e em conformidade com esta Política de Privacidade.

Privacidade de menores

Nenhum menor de 18 anos pode fornecer qualquer informação pessoal no site, sem o consentimento de seus responsáveis. Não coletamos intencionalmente informações pessoais de jovens menores de 18 anos. Se você for menor de 18 anos, não forneça quaisquer informações no nosso site. Se soubermos que coletamos ou recebemos informações pessoais de uma criança menor de 18 anos sem verificação do consentimento dos pais, excluiremos essas informações imediatamente. 

Fazemos uso de Cookies

Cookies são pequenos arquivos de texto armazenados no seu dispositivo quando você visita um site. Eles registram informações sobre sua atividade, preferências e interações com o site, permitindo uma experiência personalizada. Os cookies são amplamente utilizados para melhorar a funcionalidade dos sites e oferecer conteúdo relevante aos usuários.

Quando o site mundial.fm.br é acessado, cookies funcionais, necessários e de terceiros são usados para coletar certas informações (em particular seu endereço de IP,  outros identificadores técnicos ou URL de login, incluindo data, hora e conteúdo acessado). Importante: você pode desativar os cookies nas configurações do seu navegador. 

Como protegemos seus dados?

A Rádio Mundial FM de Ijuí adota medidas de segurança adequadas para proteger suas informações pessoais contra acesso não autorizado, uso indevido, alteração ou divulgação.

Contratamos assessoria de Tecnologia da Informação e implementamos medidas e controles técnicos, administrativos e físicos para garantir a segurança dos dados por nós tratados. No entanto, lembre-se de que nenhum sistema é completamente seguro, e não podemos garantir a segurança absoluta dos dados tratados.

Como seus dados são arquivados e descartados?

Podemos reter seus dados, eventualmente. Mas, conservamos suas informações pessoais apenas pelo tempo necessário para cumprir os propósitos descritos nesta Política, a menos que um período de retenção mais longo seja exigido ou permitido pela lei. Após o término do período de retenção, suas informações pessoais serão excluídas (descartadas) de forma segura, considerando os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados.

Quais são os seus Direitos?

Conforme o artigo 18 da  LGPD você tem o direito de revogar consentimento, acessar, corrigir, atualizar ou solicitar a exclusão das suas informações pessoais mantidas pela Rádio Mundial, exceto quando a legislação aplicável estabelecer obrigações diferentes. Também é possível solicitar a limitação do uso ou a portabilidade dos seus dados. Para exercer esses direitos ou obter mais informações, entre em contato conosco por meio dos canais indicados no final desta política. Saiba que para exercer qualquer direito, antes, precisaremos confirmar de sua identidade. Caso julgue necessário você pode entrar em contato com a ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Atualizações e Revisão desta Política

Esta Política de Privacidade pode ser atualizada periodicamente. Recomendamos que você revise esta política regularmente para estar ciente de eventuais alterações.

Informações de Contato

Se você tiver dúvidas, preocupações ou solicitações relacionadas a esta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais da Rádio Mundial FM, entre em contato conosco pelos seguintes meios:

Encarregado de Dados: José Luis Bonamigo

E-mail: jlbona@terra.com.br

WhatsApp: (55) 9 9963 1930

Política atualizada em 5 de julho de 2023.