Notícia

Acadêmicos de Educação Física da URI participam como voluntários de arbitragem do World Masters Atletics

No último sábado, 19, os acadêmicos do curso de Educação Física da URI Santo Ângelo viveram uma experiência única. Alunos do 4º semestre, da disciplina de Seminário de Aprofundamento em Atletismo, participaram como voluntários de arbitragem do 20º World Masters Atletics, realizado no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE) em Porto Alegre.

O evento, realizado de dois em dois anos, reúne atletas profissionais de vários países. São várias categorias, sendo acima de 35 anos de idade. Os alunos da Universidade auxiliaram na arbitragem nas seguintes modalidades: salto à distância, salto com vara, salto em altura, árbitros de pista e lançamento de dardo. A próxima edição será realizada em 2015 na França.

Segundo a professora que acompanhou os alunos, Viviana da Rosa Deon, “o que era para ser somente uma viagem técnica tornou-se uma experiência profissional incrível. Ao planejar a viagem entramos em contato com os responsáveis pelo mundial na FUNDERGS e com o presidente da Federação Atlética Rio-grandense. Eles nos abriram a possibilidade de fazermos trabalho voluntário durante o dia 19 e, para nossa surpresa, os alunos foram inseridos dentro da pista juntamente com os árbitros fazendo medição, divulgando resultados, aferição de marcas e tendo contato direto com atletas do mundo inteiro”.

A professora acrescenta que foi uma experiência única. “Os acadêmicos tiveram contato com árbitros internacionais da Confederação Brasileira de Atletismo,

além do contato com os atletas de vários países. Foi muito emocionante ver os nossos alunos participando de um evento dessa magnitude. Mesmo não participando do treinamento específico para esse tipo de evento, os árbitros profissionais ficaram impressionados com a capacidade dos nossos acadêmicos, os quais fizeram bonito”.

De acordo com o acadêmico Sidinei Both Hammes, “o trabalho voluntário não dá dinheiro, mas uma experiência tão valiosa que supera qualquer bem material. Com certeza foi uma experiência marcante, superou minhas expectativas, e isso vai ficar guardado para o resto da minha vida. Foi lindo ver as pessoas praticando um esporte, superando seus limites, buscando uma vida mais ativa e saudável, além do contato com pessoas de diversas partes do mundo”.

Além disso, Sidinei está inscrito para ser voluntário na Copa do Mundo de Futebol de 2014 e, segundo ele, o Mundial Master de Atletismo serviu para perceber o tamanho do compromisso e o desafio que é o voluntariado em um grande evento esportivo.

Viviana salienta ainda que “o curso de Educação Física da URI Santo Ângelo está sempre buscando significar os conhecimentos para seus acadêmicos, pois acredito, enquanto profissional, que as experiências concretas nos mostram a realidade e nos fazem intervir na mesma de forma mais crítica”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação URI Santo Ângelo

Data da publicação: 2013-10-25