Notícia

Alunos do Imeab participam de atividades práticas no campus da Unijuí e IRDeR
unijuii

Na última terça-feira, 17 de setembro, os alunos do 3º Ano do Ensino Médio do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab), em Ijuí, participaram de uma experiência imersiva no campus da Unijuí e no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR), como parte do curso de extensão “Biodiversidade, Interações Ecológicas e Ambiente”, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) da Unijuí, dentro do Projeto Anísio.

Durante o período da manhã, a turma 321, acompanhada por professoras e mestrandas, iniciaram a visita explorando a trilha “Vó Preta” e o Parque da Pedreira. Nesses espaços, os alunos foram incentivados a observar as interações entre os elementos bióticos e abióticos do ambiente, como a presença de animais, insetos e outros organismos, e a relação desses seres com o ambiente natural. Em seguida, visitaram o Laboratório de Engenharia Química, onde a professora doutora Fernanda demonstrou os processos de análise de água. A turma também participou da oficina sobre resíduos no Laboratório de Biologia, conduzida pelos alunos do grupo de pesquisa PETBio, sob orientação da professora doutora Juliana Maria.

Enquanto isso, a turma 322 visitou o IRDeR, onde o engenheiro agrônomo César Sartori compartilhou a história do instituto, destacando a importância do campo nas atividades de pesquisa e extensão e como essas práticas contribuem para o desenvolvimento da região. Ele também apresentou as diversas práticas de manejo sustentável desenvolvidas no local. Os professores doutores Roberto Carbonera e Vidica Bianchi enfatizaram a importância da preservação das áreas naturais, o uso racional de agroquímicos, a conservação dos recursos hídricos e a relevância do viveiro de mudas de árvores nativas para reflorestamento e recuperação ambiental. Durante a visita, os alunos foram encorajados a observar atentamente as interações entre os diferentes organismos e o ambiente, reforçando os conceitos de ecologia e sustentabilidade discutidos no curso.

fonte- ascxom unijui