Rádio Mundial

Notícia

Atenção com a higiene e conforto é tema de palestra para cuidadores

Cuidar é também respeitar, dar carinho, proporcionar momentos de bem-estar. Atitudes simples como a higiene diária, podem tornar-se complexas para quem está enfermo ou acamado. Cuidar, neste caso, é saber os limites e preocupar-se com a privacidade do paciente. O módulo desta quarta-feira, 6, do ciclo de palestras Noções básicas para cuidadores de adultos e idosos trouxe o tema “Higiene e Conforto”, ministrado pelas enfermeiras Marciléia Bortolini Bulligon e Franciele Marzari, integrantes do Departamento de Medicina Preventiva da Unimed Noroeste/RS.

Se colocar no lugar do paciente e não o expor. Esta foi uma das orientações das profissionais que abordaram cuidados com a pele, a fim de proporcionar mais saúde e bem-estar. O cuidador deve ficar atendo à hidratação e limpeza do corpo do paciente. A forma correta e os cuidados que devem ser tomados durante o banho também foram recomendados. Uma das preocupações é quanto a privacidade do paciente, evitando deixa-lo constrangido. “A higiene e o conforto são importantes para a saúde dos pacientes, pois, previne as doenças, refletindo ainda na autoestima e na qualidade de vida dos adultos e idosos que necessitam de auxilio para realizar suas atividades diárias”, realça a Marciléia.

Os profissionais foram orientados ainda quanto a limpeza em traqueostomia, oxigenoterapia, manutenção de ostomias e, sondas enteral e vesical. O tema ainda envolveu lesões e curativos e prevenção de úlceras de pressão. Cuidados e orientações para preservar a saúde dos cuidadores também foram tratados no encontro.

Durante os módulos, os participantes são orientados sobre temas que visam proporcionam melhor atendimento a idosos e adultos enfermos ou acamados. Esta é a terceira edição do curso, composto por 10 módulos. Os encontros acontecem nas quartas-feiras, sempre no auditório do Hospital Unimed Noroeste/RS.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing Unimed

Data da publicação: 2013-11-08