Rádio Mundial

Notícia

Atingidos pelas enchentes podem antecipar benefícios e acessar seguros habitacionais
SAUQE

Órgãos como a Caixa Econômica Federal, o Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciaram, nos últimos dias, a antecipação de saques e outros benefícios para os gaúchos atingidos pelas enchentes e o adiamento de pagamentos de empréstimos. Pessoas com financiamentos habitacionais vigentes em qualquer banco também têm direito à cobertura de danos provenientes de, por exemplo, inundações e desmoronamentos. Muitos dos recursos ainda estão em processamento e estarão disponíveis nos próximos dias.

Entre as medidas, está a liberação de R$ 6.220,00 disponíveis na conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de quem tem saldo, por meio da modalidade Saque Calamidade. Para ter acesso a essa permissão, o cidadão precisa morar em um município que tenha reconhecimento de estado de calamidade pública ou situação de emergência. Até o momento, ainda não nenhum município que esteja com o Saque Calamidade ocorrendo.

“Até o momento não temos nenhum município dos afetados que esteja habilitado pra Saque Calamidade. Porém, a Caixa está auxiliando os municípios para agilizar esse processo”, afirmou a assessoria de imprensa.

FONTE – GAUCHA ZH