Rádio Mundial

Notícia

Atrações culturais movimentam Ijuí no mês de outubro

O mês de outubro será de muitas atrações culturais na cidade de Ijuí. Promovidas pelo Arte Sesc – Cultura por toda parte, as atividades abrangem oficina de arte, exposição, espetáculos musicais e teatrais e ainda uma programação diferenciada no Dia do Comerciário.



Abrindo a agenda cultural, a comunidade de Ijuí pode conhecer a partir desta semana até 24 de outubro a exposição “Olhares do Semiárido Nordestino”. O documentário fotográfico é resultado das ações de extensão desenvolvidas pela equipe da Unijuí – Projeto “Ações Multidisciplinares para a Construção de Soluções para o Desenvolvimento com Sustentabilidade”, no âmbito do Projeto Rondon Nacional – Operação Canudos 2013, no período de 11 a 27 de janeiro de 2013, em povoados e na cidade de Cansanção, na região Nordeste da Bahia – Semiárido Brasileiro – Bioma Caatinga. O documentário reúne painéis compostos com fotografias e informações dos temas desenvolvidos nas ações/oficinas: Linguagem e Técnica Fotográfica; Agroecossistemas do Semiárido: Uso, Manejo, Conservação dos Solos e Água; Agropecuária de Subsistência do Semiárido e Segurança Alimentar; Saneamento Ambiental e Fossas Sépticas; Usos Diversos da Água, Sistemas de Captação, Armazenamento e Qualidade; Linguagem e Técnica Fotográfica: Meio Ambiente, Lixo e Reciclagem; Energia, Tecnologia, Meio Ambiente e Trabalho. A curadoria é de Paulo Ernesto Scortegagna e Leonir Terezinha Uhde. Professores Coordenadores da Proposta – Unijuí – Projeto Rondon. As fotografias são de Araciele Maria Ketzer, Talita Cindrowski Mazzola, Acadêmicas do Curso de Comunicação Social – Jornalismo/Unijuí. Professor Paulo Ernesto Scortegagna.



Nos dias 04 e 05 de outubro acontece o workshop “O ator brincando nos passos do boi”, do Circuito Nacional Sesc Palco Giratório. O objetivo da atividade, ministrada por Lauande Aires, é demonstrar e experimentar a criação de personagens e cenas teatrais a partir de estímulos físicos e sonoros do bumba Meu Boi do Maranhão, desenvolvidos durante a criação do espetáculo teatral O Miolo da Estória.



Dia 06 de outubro, o público pode conferir o espetáculo "De Passagem" – Oswaldo Montenegro – Duo, que apresenta o álbum inédito do cantor. Esse novo disco já produziu três sucessos: “A vida quis assim”, “Eu quero ser feliz agora” e “Velhos Amigos”, tendo percorrido inúmeras cidades com imenso sucesso de público e elogiado pela crítica.



Outro espetáculo do Circuito Palco Giratório, “O miolo da estória” será apresentado no dia 07 de outubro. A história apresenta a vida e os sonhos de João Miolo, operário da construção civil e brincante de bumba meu boi que tem uma vida comum a tantos outros operários: casa humilde, vida sofrida e uma enorme solidão. Mas em meio a tudo isso, João sustenta o desejo de ainda vir ser cantador no boi onde brinca e ocupar uma posição de destaque na vida. O espetáculo apresenta o homem em conflito com a fé e suas relações sociais.



Em comemoração ao Dia da Criança, estão programadas quatro apresentações da peça infantil “Contos e Fábulas”, do Grupo de Teatro da Maturidade Ativa. As sessões acontecem nos dias 09 e 10 de outubro, às 10h e às 15h, em ambos os dias, no Teatro do Sesc Ijuí (Rua Crisanto Leite, 202). A entrada é franca, mediante lotação do espaço. O espetáculo é inspirado em três histórias clássicas: “A cigarra e as formigas”, “O casamento de Dona Baratinha” e “A roupa nova do rei”. Estas histórias foram adaptadas dos famosos discos coloridos dos anos 60, da coleção Carrossel contadas em forma de versos. A primeira história narra a vida de uma cigarra, que durante todo verão passa cantando enquanto as formigas preparam-se para o rigoroso inverno. No teatro de bonecos de “O Casamento de Dona Baratinha”, a personagem tenta encontrar o marido ideal. Já em “A roupa nova do rei”, a história mostra a esperteza de dois falsos tecelões, que enganam um rei vaidoso dizendo que farão uma roupa mágica.



Dando sequência às atrações culturais, educadores e interessados ao tema podem participar da palestra “A importância do teatro para as crianças na educação", dia 18 de outubro, ministrada por Viviane Juguero no Teatro do Sesc. A programação do mês finaliza no dia 27, celebrando o Dia do Comerciário, onde estão previstos show musical, mateada e recreação para o público presente na sede do Sesc.



Mais informações podem ser obtidas no Sesc Ijuí, localizado na Rua Crisanto Leite, 202, Centro, ou pelo telefone (55) 3332-7511. Fonte:

 

Assessoria de Comunicação Sesc

Data da publicação: 2013-10-03