Notícia

Autorização para plantio de soja fora do calendário no RS: produtores devem solicitar autorização à Seapi
SOJA

Produtores de soja do Rio Grande do Sul que precisem realizar o plantio fora do calendário agrícola oficial do estado agora podem solicitar uma autorização especial à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). De acordo com o Informativo publicado nesta segunda-feira (3/2) pelo Departamento de Defesa Vegetal (DDV/Seapi), a semeadura fora do período estabelecido será permitida até 15 de fevereiro, desde que a solicitação seja devidamente aprovada.

A autorização será concedida apenas em casos específicos: quando o cultivo de soja for realizado após o milho na mesma área, quando as condições climáticas impedirem o plantio no período regular de semeadura ou quando o plantio for destinado à produção de sementes.

Segundo o diretor do DDV, Ricardo Felicetti, a medida visa atender às dificuldades causadas pela estiagem, que afetou especialmente as regiões Planalto e Noroeste do estado. “A autorização extemporânea é uma forma de atender às necessidades dos produtores que enfrentam condições climáticas adversas ou que precisem plantar após a soja para seguir com o milho”, explicou Felicetti.

O calendário oficial de semeadura da soja no Rio Grande do Sul, determinado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), ocorreu entre 1º de outubro de 2024 e 28 de janeiro de 2025. O calendário visa, principalmente, o controle da ferrugem asiática, doença que compromete as lavouras e exige o uso excessivo de fungicidas.

FONTE- JORNALISMO RÁDIO MUNDIAL