Notícia

Baile mostra a diversidade cultural da Fenadi

Na noite de sábado, 28, o Salão Nobre da Sogi recebeu um belíssimo espetáculo étnico. O baile da Fenadi integra uma programação que iniciou com o lançamento dos eventos e é parte também do desfile das etnias, que acontece na tarde de 06 de outubro e da intensa programação da EXPOIJUI/FENADI 2013, de 10 a 20 de outubro, no Parque de Exposições Wanderley Burmann.

A noite começou com a apresentação do Coral da UNIJUÍ que entoou o Hino da FENADI, “Debaixo de um manto só”, composição de Chico Roloff e Lauri Bussler. As Embaixatrizes e o Mascote da UETI abriram as apresentações.

O público conferiu as apresentações dos grupos de dança de cada uma das onze etnias e da Associação Tradicionalista Querência Gaúcha. As apresentações mostraram o melhor da preparação de cada etnia para a feira, com novas danças e trajes elaborados especialmente para esse ano.

Além do destaque especial a FENADI, nesse ano o Baile trouxe também a apresentação da nova marca da União das Etnias de Ijuí (UETI). A nova marca traz a representação das doze entidades que fazem parte da organização da UETI. As cores foram escolhidas a partir das predominâncias existentes nas bandeiras de cada país. O mapa mundi ao centro está envolvido pelas cores que representam cada uma das etnias e representa a formação étnica e cultural da cidade de Ijuí. O seu desenho busca além de tudo reforçar a união dos povos que é apresentada anualmente através da FENADI e que revela a cultura, gastronomia e a herança dos antepassados que vieram dos seus países em busca de uma vida nova, mas que nunca esqueceram a sua origem. O estudo e desenvolvimento da marca e as suas aplicações foi realizado pelo designer gráfico Vantuir Patrick Vione, que também é um dos integrantes do movimento étnico desde a sua formação.

Data da publicação: 2013-09-30