Rádio Mundial

Notícia

Banco Central divulga o lançamento de Pix Automático
Edifício-Sede do Banco Central em Brasília

O Banco Central anunciou nesta semana uma nova ferramenta, o Pix Automático.

A ferramenta é semelhante ao atual débito automático e passará a valer a partir de abril de 2024, segundo a instituição.

A proposta é viabilizar pagamentos recorrentes de forma automática e mediante a autorização prévia do usuário pagador

“Empresas de qualquer segmento e de todos os tamanhos que necessitem de pagamentos periódicos poderão utilizar o produto”, afirma o Bacen.

A proposta foi divulgada pelo Banco Central na 19ª reunião plenária do Fórum Pix, que é um comitê que coordena diversos agentes de mercado na transparência de pagamentos instantâneos do BC.

O desenvolvimento do produto é pautado nos pilares de segurança, praticidade para o usuário e flexibilidade para a permissão de seu uso em múltiplos modelos de negócios, digitais ou por estabelecimentos físicos.

A novidade amplia o leque de alternativas disponíveis para que empresas de todos os tipos e segmentos recebam pagamentos recorrentes. Atualmente, funções como de débito automático dependem de convênios automáticos com múltiplas instituições — o que restringe os serviços às empresas.

Haverá diversas maneiras com as quais empresas poderão incorporar esta modalidade de pagamentos a seus negócios.

Uma delas é voltada para negócios físicos, em que o cliente assina um contrato de prestação de serviços, com escola ou academia e manifesta a intenção de pagar via Pix Automático.

Outra é a autorização por meio da leitura QR Code ou pelo Pix Copia e Cola.

Segundo o Banco Central, esta medida vem sendo trabalhada desde o final de 2021.

Fonte: Brasil 61