Rádio Mundial

Notícia

Banco de Sangue do HCI registra apoio da comunidade

Banco de Sangue-BS do HCI é referência regional. Em média, 600 pessoas fazem doação por mês, que garantem o estoque de hemocomponentes, ou seja, derivados do sangue. O serviço social do Banco de Sangue, procura promover ações junto a comunidade para que seja mantido e até mesmo aumentado o número de doadores. Neste mês de novembro, além dos tradicionais doadores, também tem as empresas preocupadas em ajudar este serviço essencial do HCI.

 "Felizmente a comunidade atende nosso pedido e sabe da importância da doação, já que o processo é simples, rápido e seguro", afirma a assistente social do BS Paula Jaqueline Kuenzel.

Nesta semana, a empresa Protefort Vigilância, junto com colaboradores, vieram fazer a boa ação, demostrando espírito solidário. A decisão de ajudar quem precisa foi de toda a equipe.  “ Nós sentimos a vontade de ajudar e sabendo que a doação de sangue é fundamental para o funcionamento do hospital, decidimos pela doação como forma de agradecer a comunidade” disse Valmir João Goi, do escritório de Ijuí.  

No domingo, dia 10 de novembro, a equipe do Banco de Sangue vai estar na praça da República, onde acontece a feira do livro. O ponto de encontro vai ser no ônibus do moto clube zangões do asfalto, com distribuição de adesivos e canetas personalizadas do HCI. Outra importante ação que vai ser divulgada é a realização do 2º Grenal solidário dos doadores de sangue, em comemoração ao dia nacional do doador voluntário de sangue, lembrado no dia 25 deste mês.  “Durante toda a semana que antecede a data,  do dia 18 ao dia 25, estaremos realizando este grenal diferente, onde todos ganham”, avalia Paula.

A programação tem como objetivo sensibilizar os torcedores e a comunidade em geral, e ainda, estimular a participação de mais voluntários no processo da doação. Será sorteado camisetas dos dois clubes, entre os participantes.

No Banco de Sangue do HCI, depois de realizados todos os procedimentos necessários, o indivíduo que estiver apto a doar sangue é encaminhado à sala de coleta, onde são retirados 450 ml de sangue do seu braço. Após a doação, um lanche é servido ao doador que precisará tomar muito líquido no decorrer do dia.  O serviço está aberto de segunda a sexta, a partir das 7 horas  e 30 minutos da manhã até às 18 horas, com intervalo ao meio-dia.

Fonte: Assessoria de Imprensa HCI

Data da publicação: 2013-11-08