Rádio Mundial

Notícia

Campanha Porta a Porta incentiva comunidade a separar o lixo de maneira adequada
Com o objetivo principal de incentivar a comunidade ijuiense a separar de maneira correta os resíduos produzidos, iniciou nesta quarta-feira, 3, a segunda edição da Campanha Porta a Porta. Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a campanha visa alertar e orientar os cidadãos. A equipe da SMMA está passando nas casas antes do caminhão de coleta e fazendo a revisão do lixo.  No caso da separação incorreta as pessoas são alertadas. 
 
O primeiro bairro a receber a Campanha foi o Alvorada. A escolha dos bairros foi feita através de sorteio realizado em reunião com a União das Associações de Bairros de Ijuí (Uabi). O secretário municipal de Meio Ambiente, Valmir de Quadros, destaca que um dos objetivos da Campanha é aumentar e percentual de separação de resíduos orgânicos no município, “o lixo deve ser separado de maneira correta para que haja a reciclagem e assim, atuar como fonte renda. O engajamento da população na separação dos resíduos é de extrema importância e necessidade” completa. 
 
Durante a Campanha Porta a Porta realizada em 2012, 83,17% dos endereços urbanos do município foram visitados por representantes da SMMA, 27º GAC e integrantes das associações de catadores Acata e ARL6. Na edição do ano passado os moradores receberam material informativo composto por um imã de geladeira com os dias de coleta dos resíduos orgânicos e recicláveis em sua residência. 
 
De acordo com a presidente do bairro Alvorada, Fabiana Rodrigues, “os moradores estão aderindo a campanha pensando na sustentabilidade. Além disso, a separação correta do lixo  favorece a reciclagem, que também atua na geração de renda”. 
 
Durante a campanha também são esclarecidas possíveis dúvidas da população quanto a destinação adequada de resíduos eletrônicos, pilhas, vidros e lâmpadas fluorescentes.
 
Fonte: Prefeitura de Ijuí

Data da publicação: 2013-07-08