Notícia

CER III - Unir busca expandir serviços em 2025
WhatsApp Image 2024-08-22 at 11.30.21

O Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III – Unir), da Unijuí, presta assistência em reabilitação à pessoa com deficiência física, visual e intelectual, via Sistema Único de Saúde (SUS). Localizado no campus Ijuí, o CER III é uma referência de média complexidade em reabilitação e dispensação de próteses, órteses e meios de locomoção, como muletas, cadeiras de rodas e andadores.

Além disso, realiza atendimentos nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia, neuropsicopedagogia, nutrição, enfermagem, serviço social, psicomotricidade e consultas médicas, de pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde localizadas em 32 municípios que integram as Coordenadorias Regionais de Saúde de Cruz Alta (9ª) e Ijuí (17ª).

Ao longo de 2024, cerca de 50 mil atendimentos foram realizados e mais de 2400 órteses, próteses e meios de locomoção foram dispensados pelo SUS. Segundo a coordenadora do CER III – Unir, professora Edina Coelho, o balanço do ano que passou foi positivo. “2024 foi extremamente produtivo para o nosso Centro de Reabilitação Física, Visual e Intelectual. Com dedicação e compromisso, alcançamos resultados expressivos que refletem nossa missão de promover qualidade de vida, inclusão e autonomia para nossos pacientes e suas famílias”, destacou.

Segundo a coordenadora, o trabalho foi realizado pensando em protocolos exclusivos. “Focamos na qualificação de nossos atendimentos, orientados pelo plano terapêutico singular de cada paciente. Em média, atendemos  550 pacientes por mês, totalizando cerca de 4.000 sessões mensais, cobrindo as áreas de reabilitação física, visual e intelectual”, explicou.

Além do impacto direto no atendimento à comunidade, o CER III – Unir é  um espaço de formação de excelência para os cursos de graduação na área da saúde. Durante as fases de estágios curriculares e aulas práticas, os estudantes têm acesso ampla diversidade de casos clínicos e patologias.  “Essa vivência prática permite o desenvolvimento de competências técnicas e humanizadas, preparando os futuros profissionais”, pontua a professora.

Para Edina, com os avanços conquistados em 2024, o objetivo para 2025 é continuar atendendo os pacientes com excelência e expandir os serviços disponibilizados pelo SUS. “Pretendemos reforçar nosso compromisso com a inovação, o atendimento humanizado e a ampliação do impacto positivo na vida das comunidades que atendemos”, finalizou.

Fonte: Comunica Unijuí