Rádio Mundial

Notícia

Clube da gestante orienta sobre exercícios físicos e anestesia

No período gestacional uma série de transformações e inseguranças acometem as mulheres. Alterações corporais e emocionais ocorrem nesta importante fase da vida. Dúvidas sobre a escolha entre parto ou cesárea também acompanham a gravidez. O segundo módulo do Clube da Gestante da Unimed Noroeste/RS, que ocorreu na terça-feira, 13, desenvolveu assunto relacionado à prática de atividade física e orientou sobre anestesia.

Manter-se ativa auxilia em uma gestação mais harmoniosa e saudável, com a exceção de casos em que a ordem médica é repouso. A partir do tema “Fisioterapia Obstétrica”, a equipe de profissionais do Serviço de Fisioterapia do Hospital Unimed recomendou que a prática de exercícios físicos, com orientação médica e de um profissional da área, contribui para minimizar os comprometimentos causados por alterações na gestação. O exercício é um aliado para melhor qualidade de vida, favorecendo as fases do parto e a recuperação. A orientação das fisioterapeutas é de que a prática no pré-natal deve ser segura e divertida, beneficiando a saúde e a boa forma da gestante. As participantes receberam recomendação quanto à postura nesta fase e também para a amamentação.

Paralelo a isto, os futuros pais receberam orientações do Departamento Comercial da Unimed Noroeste/RS e da Recepção Central em relação a plano de saúde, cobertura do parto, assistência e atendimento da equipe no momento do nascimento do bebê. O Blog da Gestante mantido pela Cooperativa também foi apresentado neste módulo. A webdesigner Ceres de Jesus Ávila expôs sobre o canal de informações, seus recursos e assuntos disponíveis para consulta.

Outro tema abordado tratou sobre a escolha da técnica de anestesia. Conforme a enfermeira Andréia Nicoletti Carvalho, que ministrou o tema “Enfermagem na Anestesia e Recuperação Obstétrica”, indicação cirúrgica, grau de urgência, vontade da parturiente e julgamento do anestesista e obstetra são fatores que determinam o procedimento. As gestantes foram orientadas para casos que podem envolver anestesia no parto, como o preparo da paciente e a recuperação.

O Clube da Gestante dará continuidade aos encontros na terça-feira, 19. Na próxima semana inicia-se também a visitação ao Centro Obstétrico e Berçário, momento em que os pais conhecerão a estrutura oferecida pelo Hospital Unimed Noroeste/RS.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing UNIMED

Data da publicação: 2013-11-14