Notícia

Com investimento de R$ 30 milhões, Estado lança edital para pesquisa e desenvolvimento co
FAPERGS

O governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) lançou, nesta sexta-feira (27/9), o edital Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Voltado a Desastres Climáticos, com investimento previsto de R$ 30 milhões. A capacidade de contribuição da academia para o entendimento das causas, riscos e impactos dos eventos climáticos motivou o surgimento do programa de pesquisa.

O objetivo do edital é apoiar projetos cujos resultados permitam tomadas de decisão baseadas em evidências científicas e que auxiliem na elaboração e no aperfeiçoamento de políticas públicas de enfrentamento aos desastres climáticos. Com base na pesquisa científica, visa gerar conhecimentos que levem a um melhor entendimento das origens e consequências sociais, ambientais e econômicas de desastres hidroclimáticos.

“O lançamento deste edital é mais uma ação alinhada ao Plano Rio Grande, que vem propondo medidas para atenuar os impactos causados pelas enchentes que assolaram o Estado este ano. Além disso, está em consonância com o trabalho do Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática, que reúne especialistas de diversas áreas para contribuir com a reconstrução do território gaúcho”, ressaltou a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), Simone Stülp.

FONTE- ASCOK GOVERNO DO ESTADO RS