Notícia
Entre os dias 12 e 24 de agosto esteve na Alemanha uma comitiva formada por representantes de diferentes empresas e entidades do município de Ijuí, mantenedoras da Associação DEULA-Brasil. O grupo – formado por sete pessoas – acompanhou dezessete jovens que se deslocaram para a Alemanha com a finalidade de participar de intercâmbio de um ano em propriedades rurais alemães. Tanto os estagiários quanto os membros da comitiva, permaneceram hospedados na sede da escola DEULA-Nienburg, no estado da Baixa Saxônia. Os intercambistas, no entanto, se transferiram para as propriedades rurais no dia 18 de agosto, enquanto que a comitiva continuou na cidade de Nienburg, de onde se deslocou para visitas a propriedades rurais, empresas e instituições diversas.
A comitiva foi composta pelos engenheiros agrônomos Luiz Volney de Mattos Viau, professor da Unijuí e presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Ijuí – APAJU; Diego Coimbra, supervisor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR; Egon Eidt, instrutor do SENAR; pelos produtores rurais Elton Eickoff e Roberto Heuser, e pelos colaboradores da Ceriluz, Dirley Schiavo, contador, e Vilson Wagner, jornalista, este último coordenador do grupo e interprete da língua alemã, também representando a DEULA-Brasil, entidade da qual é secretário.
No período em que estiveram na Alemanha a comitiva visitou diversas empresas. Na área de tecnologia o grupo conheceu a Indústria Grimme, produtora de máquinas e implementos para colheita de leguminosas e verduras; a cidade do Automóvel, onde está localizada a Fábrica da Wolkswagen, em Wolfsburg, e a Indústria EEW, em Hannover, que produz energia elétrica a partir da queima do lixo produzido na região, com capacidade de 25 Megawatts (MW) instalados. No setor agropecuário foram visitadas as propriedades das famílias Kriesmann, com 3,5 mil vacas em produção, e Bertran, com criação de 5 mil suínos, também produtora de energia elétrica, sendo 711 MW por biogás e 0,25 MW a partir de placas fotovoltaicas. O grupo ainda visitou uma feira agropecuária na região, o Departamento de Horticultura da Universidade de Hannover e a Escola Técnica de Rothenburg, além, claro, da sede da DEULA-Nienburg. A comitiva ainda conheceu a infraestrutura de logística e transporte e a organização social econômica e política do País, visitando cidades como Berlim, Hamburgo e Hannover.
Parte dessas atividades foi desenvolvida de forma conjunta com uma comitiva de Missiones, Argentina, que da mesma forma como os brasileiros, estava na Alemanha a convite da DEULA-Nienburg acompanhando outro grupo de estagiários. Esse, aliás, é outro importante papel desempenhado pelas comitivas: apoiar os jovens estagiários no início da experiência, uma vez que estes enfrentam uma nova realidade, distantes de suas famílias. A viagem também é uma forma dos membros da comitiva conhecerem o programa de Estágio da DEULA-Brasil/DEULA-Nienburg e estimularem a realização do intercâmbio entre jovens brasileiros.
Data da publicação: 2017-08-31