Notícia

Conab confirma safra recorde no Brasil e redução da produção no RS
Foto Francisco Stuckert - Conab

Dados oficiais do ciclo 2024/25 foram apresentados pelo presidente da estatal, Edegar Pretto, em evento com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e os ministros Paulo Teixeira e Carlos Fávaro

 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) confirma que o Brasil terá safra recorde de grãos em 2024/25, segundo o seu 12º e último levantamento, divulgado na manhã desta quinta-feira (11), em Brasília. A produção nacional deve alcançar 350,2 milhões de toneladas, aumento de 16,3% ou de 49,1 milhões de toneladas em relação à safra passada. O incremento na produção e produtividade, sobretudo para soja, milho e arroz, aliado ao aumento de 2,3% na área plantada, que agora está projetada em 81,74 milhões de hectares, é atribuído à conjuntura mercadológica favorável e a condições climáticas mais propícias em comparação ao ciclo anterior. Os números oficiais foram apresentados pelo presidente da estatal, Edegar Pretto, em evento com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária).

 

“Essa supersafra agrícola significa garantia de alimentos para o consumo dos brasileiros, mais exportações e sustentabilidade. Nós registramos recorde na produção de soja, com 171,47 milhões de toneladas; recorde na produção de milho, com 139,70 milhões de toneladas; e recorde na produção de algodão em pluma, com 4,06 milhões de toneladas. Destaque também para a produção de arroz, que está estimada em 12,76 milhões de toneladas, um extraordinário aumento de 20,6% em relação à safra passada”, destaca Pretto.

 

Neste último levantamento, a produção nacional de grãos teve crescimento de 1,4% ou de aproximadamente 5 milhões de toneladas em relação ao projetado no início de agosto. O maior acréscimo ocorreu no milho, com 2,7 milhões de toneladas a mais, impulsionado pelo bom desempenho das lavouras, clima favorável e expansão da área cultivada. Também foi atualizada a safra de soja, com ajustes na produtividade e na área plantada em alguns estados, entre eles, o Rio Grande do Sul. “Trabalhamos fortemente para aprimorar a inteligência agropecuária da Conab. Hoje apresentamos uma metodologia que representa um avanço importante no uso de sensoriamento remoto, em conjunto com dados de campo, para as estimativas agrícolas”, acrescenta o presidente da Companhia.

 

No Rio Grande do Sul, a Conab ajustou a previsão de safra para 35,9 milhões de toneladas, 2,6 milhões a mais que a estimativa de agosto. Apesar do aumento, a produção será 7,8% menor que a do ano passado, que ficou em 38,92 milhões de toneladas, e 2,45 milhões de toneladas inferior ao primeiro levantamento do atual ciclo, divulgado em outubro de 2024. Já a área plantada está estimada em 10,61 milhões de hectares, leve redução de 0,1% em comparação ao ciclo anterior.

Mesmo com queda na produção, o estado gaúcho permanece como o quarto maior produtor de grãos do país, atrás de Mato Grosso, Paraná e Goiás, que ocupam, respectivamente, o primeiro, o segundo e o terceiro lugar no ranking nacional. “Houve crescimento significativo na produção de arroz e milho no Rio Grande do Sul. Já a soja registrou perdas expressivas devido à estiagem e às altas temperaturas que atingiram o estado”, afirma Pretto.

 

*Situação das culturas de verão no Rio Grande do Sul*

(Os aumentos ou reduções são em relação à safra 2023/2024)

 

Soja – Produção de 16,6 milhões de toneladas, queda de 23,6%. A área cultivada cresceu 1,7%, alcançando 7,1 milhões de hectares. O estado é o 4º maior produtor nacional da oleaginosa, atrás de Mato Grosso, Paraná e Goiás. A colheita já foi concluída. A estiagem e as altas temperaturas provocaram perdas de produtividade, que ficaram em média de 2.342 kg/ha.

 

Arroz – Produção de 8,7 milhões de toneladas, aumento de 22% e segundo maior volume na série histórica da Conab. A área cultivada cresceu 7,5%, totalizando 968,1 mil hectares. As lavouras foram 100% colhidas sem perdas, com bom padrão produtivo, beneficiadas por clima favorável, alta luminosidade e níveis adequados de água nos mananciais, rios e açudes. A produtividade média ficou em 9.021 kg/ha.

 

Milho 1ª safra – Produção de 5,43 milhões de toneladas, crescimento de 12%. A área cultivada foi de 715,5 mil hectares, queda de 12,2%. A colheita foi concluída e a produtividade média atingiu 7.590 kg/ha, a segunda maior da série histórica da Conab.

 

Feijão – Produção de 73,5 mil toneladas, alta de 2,5%. A área cultivada chegou a 42,4 mil hectares, baixa de 12,6%. O feijão-cores 1ª safra somou 17,3 mil toneladas, com produtividade média de 2.404 kg/ha. O feijão-preto 1ª safra totalizou 33,5 mil toneladas e teve produtividade de 1.681 kg/ha. Já o feijão-preto 2ª safra atingiu 22,7 mil toneladas, com produtividade de 1.486 kg/ha.

 

Situação das culturas de inverno no Rio Grande do Sul*

(Os aumentos ou reduções são em relação à safra 2023/2024)

 

Trigo (safra 2025) – Produção estimada em 3,7 milhões de toneladas, redução de 6,3%. A área cultivada caiu 13,7% e chegou a 1,2 milhão de hectares. A semeadura foi concluída com atraso devido às chuvas intensas, mas sem impactos relevantes na produtividade. Em agosto, 1% das lavouras iniciava o enchimento de grãos, 14% estavam em florescimento e 84% em desenvolvimento vegetativo. As geadas não causaram danos significativos.

Aveia branca – Produção prevista em 950,3 mil toneladas, aumento de 12,8%. A área cultivada cresceu 7,8%, totalizando 384,6 mil hectares, a maior já registrada na série histórica da Conab, impulsionada pela redução da área de trigo e pela busca de preços mais atrativos. 20% das lavouras estão em enchimento de grãos, 35% em florescimento e 45% em desenvolvimento vegetativo. O desenvolvimento é considerado satisfatório, mantendo a produtividade estimada em 2.471 kg/ha.

 

Canola – Produção projetada em 306,5 mil toneladas, aumento de 58,8%. A área cultivada cresceu 43,7%, totalizando 209,9 mil hectares. As lavouras apresentam bom desenvolvimento, beneficiadas pela ausência de déficit hídrico, e mostram boa recuperação mesmo com baixa insolação em dias chuvosos e geadas de agosto. A colheita já começou em áreas semeadas no início de abril nas regiões das Missões e do Alto Uruguai. O predomínio no campo ainda é de lavouras em floração, mas há áreas em diferentes estágios: vegetativo, enchimento de grãos e início de maturação.

 

Cevada – Produção deve chegar a 98,2 mil toneladas, redução de 14,6%. A área cultivada caiu 11,4%, totalizando 30,4 mil hectares. A semeadura foi concluída em julho sob condições climáticas favoráveis, e as lavouras apresentam bom desempenho, com tratos culturais, controle de plantas competidoras e adubações nitrogenadas em andamento. Apesar de períodos de alta umidade e geadas de agosto, o impacto na produção foi mínimo, mantendo a produtividade média projetada em 3.230 kg/ha.

 

Triticale – Produção esperada em 14,3 mil toneladas, aumento de 13,5%. A área cultivada é de 4,8 mil hectares. A semeadura foi concluída em julho, após atrasos iniciais causados por chuvas volumosas nos meses anteriores. A melhora do clima favoreceu o desenvolvimento das lavouras, com chuvas mais leves e temperaturas baixas beneficiando o perfilhamento e a sanidade das plantas. As áreas semeadas em maio já estão em enchimento de grãos, enquanto parte das lavouras de junho atingiu o florescimento, representando 30% do total, e o restante permanece em desenvolvimento vegetativo.

 

*Os números referentes às culturas de inverno ainda estão sujeitos a ajustes nas próximas estimativas (safra 2025/26), pois elas serão acompanhadas até a finalização das colheitas.

 

Fonte: Conab

Crédito Foto: Francisco Stuckert/Conab

POLÍTICA GERAL DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais Rádio Mundial FM

A Rádio Mundial FM de Ijuí (Mundial) valoriza a sua privacidade e está comprometida em proteger os seus dados pessoais. Esta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais descreve de forma ampla como coletamos, utilizamos, divulgamos e protegemos (i.e. tratamos) as informações pessoais no contexto interno e externo da nossa empresa. 

Asseguramos o tratamento de dados pessoais em todos nossos processos respeitando as hipóteses legais de tratamento (Artigos 7º, 11º e 14º) e os princípios (Artigo 6º) definidos pela LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS – LGPD (Lei 13.709/2018).

Lembre-se: Ao utilizar nossos serviços, interagir conosco ou fornecer seus dados pessoais, você (Titular de Dados) está concordando com as práticas descritas nesta política, por isto a leia com atenção!

De que forma seus dados pessoais podem ser coletados?

A Rádio Mundial pode coletar informações pessoais de diversas formas, como quando você se inscreve em promoções, participa de eventos, envia mensagens, preenche formulários ou interage com os nossos canais de comunicação. As informações pessoais que podemos coletar incluem, mas não se limitam a: nome, endereço, e-mail, número de telefone, data de nascimento e outras informações que você fornecer voluntariamente.

Para quais finalidades seus dados pessoais podem ser utilizados?

As informações pessoais coletadas são utilizadas para fins de comunicação, fornecimento de serviços, processamento de pedidos, personalização de conteúdo, análise de dados, promoções, pesquisas de mercado, aprimoramento de nossos serviços e cumprimento de obrigações legais. As informações também podem ser utilizadas para enviar informações sobre a Mundial e suas atividades, desde que você tenha consentido previamente.

Seus dados pessoais podem ser compartilhados?

A Rádio Mundial pode eventualmente compartilhar suas informações pessoais com terceiros, quando for necessário para a fornecer serviços contratados por você ou quando for exigido por lei. Em algumas situações, podemos compartilhar informações com parceiros de negócios ou provedores de serviços que nos auxiliam na operação e melhoria dos nossos serviços. Exigimos que esses terceiros tratem suas informações pessoais com confidencialidade e em conformidade com esta Política de Privacidade.

Privacidade de menores

Nenhum menor de 18 anos pode fornecer qualquer informação pessoal no site, sem o consentimento de seus responsáveis. Não coletamos intencionalmente informações pessoais de jovens menores de 18 anos. Se você for menor de 18 anos, não forneça quaisquer informações no nosso site. Se soubermos que coletamos ou recebemos informações pessoais de uma criança menor de 18 anos sem verificação do consentimento dos pais, excluiremos essas informações imediatamente. 

Fazemos uso de Cookies

Cookies são pequenos arquivos de texto armazenados no seu dispositivo quando você visita um site. Eles registram informações sobre sua atividade, preferências e interações com o site, permitindo uma experiência personalizada. Os cookies são amplamente utilizados para melhorar a funcionalidade dos sites e oferecer conteúdo relevante aos usuários.

Quando o site mundial.fm.br é acessado, cookies funcionais, necessários e de terceiros são usados para coletar certas informações (em particular seu endereço de IP,  outros identificadores técnicos ou URL de login, incluindo data, hora e conteúdo acessado). Importante: você pode desativar os cookies nas configurações do seu navegador. 

Como protegemos seus dados?

A Rádio Mundial FM de Ijuí adota medidas de segurança adequadas para proteger suas informações pessoais contra acesso não autorizado, uso indevido, alteração ou divulgação.

Contratamos assessoria de Tecnologia da Informação e implementamos medidas e controles técnicos, administrativos e físicos para garantir a segurança dos dados por nós tratados. No entanto, lembre-se de que nenhum sistema é completamente seguro, e não podemos garantir a segurança absoluta dos dados tratados.

Como seus dados são arquivados e descartados?

Podemos reter seus dados, eventualmente. Mas, conservamos suas informações pessoais apenas pelo tempo necessário para cumprir os propósitos descritos nesta Política, a menos que um período de retenção mais longo seja exigido ou permitido pela lei. Após o término do período de retenção, suas informações pessoais serão excluídas (descartadas) de forma segura, considerando os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados.

Quais são os seus Direitos?

Conforme o artigo 18 da  LGPD você tem o direito de revogar consentimento, acessar, corrigir, atualizar ou solicitar a exclusão das suas informações pessoais mantidas pela Rádio Mundial, exceto quando a legislação aplicável estabelecer obrigações diferentes. Também é possível solicitar a limitação do uso ou a portabilidade dos seus dados. Para exercer esses direitos ou obter mais informações, entre em contato conosco por meio dos canais indicados no final desta política. Saiba que para exercer qualquer direito, antes, precisaremos confirmar de sua identidade. Caso julgue necessário você pode entrar em contato com a ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Atualizações e Revisão desta Política

Esta Política de Privacidade pode ser atualizada periodicamente. Recomendamos que você revise esta política regularmente para estar ciente de eventuais alterações.

Informações de Contato

Se você tiver dúvidas, preocupações ou solicitações relacionadas a esta Política de Privacidade e Tratamento de Dados Pessoais da Rádio Mundial FM, entre em contato conosco pelos seguintes meios:

Encarregado de Dados: José Luis Bonamigo

E-mail: jlbona@terra.com.br

WhatsApp: (55) 9 9963 1930

Política atualizada em 5 de julho de 2023.