Notícia

Cotrijui retoma parceria comercial com a sexta maior empresa de Comodities do mundo

Uma rodada de reuniões, numa primeira fase em Porto Alegre e, um encontro definitivo no dia 9 de agosto, em Ijuí, culminou com a retomada de parceria comercial entre a Cotrijui e a NIDERA.

 A Nidera é a sexta maior empresa do ramo de commodities do mundo, sendo, hoje, responsável por mais de 50%do agronegócio no Estado do Rio Grande do Sul. Esse empreendimento, com faturamento anual de mais de 70bilhões de dólares, foca suas ações nas exportações.

Com o acordo, os milhares de associados da Cotrijui, além dos demais clientes, terão condições de adquirir, com preços e condições atraentes, fertilizantes e sementes. Além disso, o mesmo acordo permitirá liquidez e excelentes preços na comercialização das safras.

 O primeiro grande passo já acontecerá a partir do mês de Outubro, quando a Nidera, em parceria com a Cooperativa, estará comprando o trigo dos associados. O pagamento será imediato, diretamente na conta do associado e com preço altamente competitivo. A etapa seguinte, nos mesmos moldes, será na safra de verão, com a garantia de compra e liquidez no tocante ao milho e soja.

Lembre-se que, ao embarcar trigo, milho, soja ou qualquer outro produto, o agricultor deverá emitir a nota dearmazém geral. A operacionalização das ações será ajustada na segunda-feira, pela manhã. Na prática, a partir de terça-feira (13 de agosto), os produtores poderão procurar as unidades da Cotrijui, visando efetuar as transações do respectivo interesse.

O Presidente da Cotrijui, Vanderlei Ribeiro Fragoso, afirmou que “a Direção vem cumprindo fases proativas e resolutivas”. Acrescentou que o acordo com a Nidera é um marco relevante e histórico para a revitalização da entidade cooperativista. Fragoso afirmou ainda, que “até agora vínhamos na primeira marcha, e, a partir de hoje, já estamos em segunda e com perspectivas de irmos cada vez mais fortes na luta pela recuperação”.

Pela Cotrijui, participaram das tratativas o Presidente Vanderlei Fragoso, o Vice Paulo Schossler, o Secretário Ivan Schowantz, o Superintendente Gilmar Fragoso e o Diretor Financeiro João Graeff. Nas negociações que determinaram o acordo, representaram a Nidera os advogados Marina Souza, Ramiro Davis e Roberto Davis, o Gerente de Operações para o Rio Grande do Sul, Antonio Saião e o Diretor de Operações da empresa no Brasil, Thiago Piccinin.

 

Fonte: Departamento de Comunicação Cotrijui

Data da publicação: 2013-08-12