Notícia

Cremers promove fórum em defesa do Ato Médico e pelo combate ao exercício ilegal da Medicina
CRE

É prática comum no Brasil a realização de procedimentos invasivos por profissionais não habilitados, o que pode acarretar sérios danos à saúde da população. Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) indicam que, no país, são registrados dois crimes de exercício ilegal da Medicina por dia.

Pensando neste cenário, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) promove o I Fórum de Defesa do Ato Médico e Combate ao Exercício Ilegal da Medicina. O evento acontece em 23 de novembro, sábado, das 9h às 12h, no Auditório do Conselho (Rua Bernardo Pires, 415).

Com inscrições gratuitas, disponíveis pelo link, o Fórum tem organização da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos/Exercício Ilegal da Medicina (Codame/EIM).

A situação de profissionais não médicos atuando em funções privativas do médico acarreta riscos à saúde do paciente, sobrecarga no sistema de saúde, além de perda de confiança na Medicina. Em maio deste ano, o Cremers editou a Resolução 05/2024, que traz recomendações aos médicos que tratarem complicações ou lesões ocasionadas em pacientes em decorrência de atendimentos realizados por não médicos. Esses serão alguns dos assuntos abordados no Fórum.

FONTE- ASCOM CREMERS