Notícia

CSSP aprova pareceres favoráveis a projetos que garantem novos benefícios às pessoas com deficiência
FOTO
A Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado aprovou, os pareceres favoráveis a dois projetos de lei, de autoria do deputado Sergio Peres (Republicanos), que alteram a Lei 13.320, de 21 de dezembro de 2009, que consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência no Rio Grande do Sul. O PL 253/2019, que teve como relatora a deputada Delegada Nadine (PSDB), garante o acesso da pessoa surda a informações e serviços em órgãos públicos e eventos oficiais. Já o PL 413/2023, cujo relator foi o deputado Leonel Radde (PT), considera a carteira de identidade como meio de prova para atestar deficiência física, mental, intelectual, auditiva e visual, além do Transtorno do Espectro Autista.

O colegiado aprovou ainda o parecer favorável à indicação de Lucas Salomón da Silva Fuhr para compor o Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) e o  Projeto de Lei Complementar 184/2024, da Procuradoria-Geral de Justiça, que dispõe sobre a criação de cargos de Promotor de Justiça Substituto de Entrância Final.
Na sequência, foram aprovados quatro requerimentos para realização de audiências públicas para debater a Lei Orgânica da Brigada Militar, por proposição do deputado Capitão Martim (Republicanos), e o despejo de dejetos de esgoto e resíduos na bacia do rio Tramandaí e lagoas adjacentes, Lei Orgânica da Polícia Civil e PEC da Segurança, por proposição do deputado do deputado Leonel Radde.
Participaram da reunião as deputadas Delgada Nadine (PSDB) e Stela Farias (PT) os deputados Guilherme Pasin (PP), Cláudio Tasch (PL), Delegado Zucco (Republicanos), Edivilson Brum (MDB), Jeferson Fernandes (PT), Dirceu Franciscon (União), Matheus Gomes (PSOL), Issur Koch (PP) e Leonel Radde, que presidiu a reunião.
FONTE- ASCOM ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RS