Notícia

CUIDADORES RECEBEM ORIENTAÇÃO SOBRE PATOLOGIAS E QUALIDADE DE VIDA PARA IDOSOS

 

Os assuntos foram abordados pelo médico cooperado Rogério Machado de Souza e pela terapeuta oriental Mara Kleinübing, respectivamente.

“O cuidador é uma pessoa importante dentro do processo de atenção ao idoso”, afirmou o médico. Assuntos relacionados a algumas doenças e sintomas que acometem pessoas idosas também foram abordados. Em especial, relatou sobre as síndromes geriátricas, tais como Iatrogenia, Instabilidade Psíquica, Instabilidade Postural, Imobilidade e Incontinência Urinária.

Segundo Rogério Machado de Souza, a depressão é a doença psíquica mais comum em idosos. “Se consegue melhorar muito a condição de vida tratando-o”, assegurou. O médico ainda pediu cuidado com a utilização do termo “é da idade”. Para ele, não se pode atribuir a idade muitos dos sintomas, pois tem alguns que são característicos das doenças.

A terapeuta oriental Mara Kleinübing destacou alguns dos papéis do cuidador. Ela orientou que no início das atividades, o profissional deve conversar com a família e entender as condições e o que podem proporcionar ao paciente. “A família deve participar de tudo”, destacou Mara.

Entre os papéis do cuidador está proporcionar melhor qualidade de vida. “Quanto menos atividades, mais introspectivo o idoso vai ser”, alertou a terapeuta. Neste sentido, o cuidador deve ficar atento e também estimulá-lo e orientar familiares para a participação em conversas, respeitá-lo como pessoa capaz e contribuir para a autoestima. 

Data da publicação: 2013-05-02