Rádio Mundial

Notícia

Curso de Gastronomia da Unijuí produz alimentos para vítimas das enchentes
WhatsApp Image 2024-05-17 at 20.23.06
Com o intuito de somar esforços, o curso de Gastronomia da Unijuí está produzindo lanches para as pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A iniciativa partiu do estudante Fabrício Brissow Rusch, e contou com o apoio da coordenadora do curso de Gastronomia, professora Karina Ribeiro Rios, que organizou a logística com os demais acadêmicos voluntários, compra dos ingredientes e envio das doações.

No Laboratório de Panificação da Unijuí, os estudantes estão produzindo pães, baguetes, focaccias e bolachas. A escolha dos produtos se deu por conta da durabilidade, conforme explica a coordenadora do curso de Gastronomia, professora Karina Ribeiro Rios. ”Por conta do deslocamento, não podemos trabalhar com alimentos perecíveis e de refrigeração. Então, escolhemos produtos de maior durabilidade, que não apresentam riscos e tenham segurança nutricional e sanitária para quem vai receber”.

A comida preparada tem também o objetivo de despertar memórias afetivas. “É impossível ficar sem fazer nada vendo tudo o que está acontecendo em nosso Estado. São produções que tem um carinho e afago neste momento tão delicado. Preparamos algo que levasse um pouco de cuidado, trazendo a memória do pão feito em casa, por exemplo”, destacou a professora.

O estudante de Gastronomia, Fabrício Brissow Rusch, foi quem iniciou a ação. “Todo mundo está se mobilizando de alguma forma. A Unijuí tem uma boa infraestrutura. Então, resolvemos aproveitar o que temos à nossa disposição para ajudar também”, pontuou o acadêmico que contou, inclusive, com o apoio da família, que doou 10 bolos feitos pela sua mãe.

Duas semanas atrás, as produções foram encaminhadas aos municípios de Roca Sales e Silveira Martins. Já na sexta-feira, 17 de maio, os lanches foram  feitos para serem enviados à cidade de Três Coroas.

Fonte: Comunica Unijui