Notícia
O mercado moveleiro segue em ascensão e a procura por profissionais desse setor também é emergente. Desde 2008 a Escola Técnica Estadual 25 de Julho, referência estadual no ensino profissionalizante, tem em sua grade de cursos o Curso Técnico em Móveis. A Associação Comercial e Industrial de Ijuí, desde o início das tratativas para formação do curso, é parceira da iniciativa, que busca suprir a grande demanda de profissionais especializados na área moveleira em Ijuí e região.
Com sua formação voltada para as áreas de Produção, Projeto e Gestão, o Técnico em Móveis constitui-se num profissional com capacidade de projetar e fabricar móveis e esquadrias em madeira e similares e ainda administrar a empresa. Entre as principais competências a serem desenvolvidas no decorrer do curso estão a participação no planejamento e supervisão da produção, elaboração de projetos, coordenação técnica do processo produtivo, criação, estudo de viabilidade econômica e gerenciamento de uma empresa na área moveleira. O curso possui uma carga horária de 1600 horas incluindo estágio. As aulas acontecem no turno da noite e contam com estrutura adicional – uma marcenaria e de um laboratório de informática para as atividades práticas.
A partir deste ano o Curso Técnico em Móveis da ETE 25 de Julho, justificando seu título de escola técnica de referência no Rio Grande do Sul, está contando com uma série de máquinas e equipamentos recebidos do FNDE – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, entre os quais estão: coladeira de bordas, desempenadeira, lixadeira de cinta portátil, plaina elétrica, respingadeira, serra circular para madeira, serra radial, tupia copiativa, prensa para marcenaria, prensa para folhear, torno copiador automático, torno manual, serra circular esquadrejadeira, kit de ferramentas, lixadeira de bordas, bancada de marceneiro, furadeira múltipla pneumática, cabine de pintura, sistema de exaustão, capela de exaustão e afiadeira universal, além de todo o maquinário já existente.
O coordenador do Curso Técnico em Móveis da ETE 25 de Julho, professor Paulo Spinato, ressalta que há pedidos para contratação de alunos do curso por várias empresas, sendo que em alguns casos até faltam alunos para serem indicados para os processos seletivos propostos. Luciana Dalla Giacomassa Grochanke, sócia-proprietária da Madecor, ressalta que existe demanda para profissionais do setor. “Temos atualmente dois colaboradores na empresa que fizeram o curso técnico e estamos muito satisfeitos”.
Airton Ramiro é um dos alunos inseridos no ramo moveleiro. Airton é um profissional atuante há 30 anos neste ramo e decidiu qualificar-se com o curso. “Aprendi muito com o Curso Técnico em Móveis através do desenvolvimento das habilidades propostas nas áreas de desenho técnico, auto cad, gestão organizacional, marketing, matemática financeira e aplicada e legislação, sendo estas disciplinas importantes e que se tornaram diferenciais complementares para minha vivência profissional”.
Há disponibilidade para 25 vagas neste semestre e para se inscrever é obrigatório que o candidato tenha concluído o Ensino Médio. A próxima turma terá início em 24/02 e as inscrições devem ser realizadas na escola das 14 às 20 horas até o dia 20/02, bastando cadastrar-se com seu nome completo e formas de contato. Mais informações podem ser obtidas na própria escola, situada na Rua Pedro Américo, nº 479, Bairro São José – ou pelo telefone 3332-8370.
Fonte: ACI Ijuí
Data da publicação: 2014-02-06