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Demei alerta sobre a falta de acesso às residências para leitura do consumo de energia
O município conta, atualmente, com aproximadamente 30 mil unidades consumidoras. De 5% a 10% destas ficam sem leitura do consumo de energia por falta de acesso ao medidor, fazendo com que a cobrança seja feita a partir da média de consumo.
 
A equipe do Setor de Leitura do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei) é composta por 7 leituristas. A leitura é promovida uma vez por mês, normalmente pela manhã, sendo realizada por região da cidade em um período de quase 20 dias. Onde não há acesso para a leitura, o leiturista identifica automaticamente a média das faturas dos últimos 12 meses, a partir do código da residência. 
 
Conforme o responsável pelo setor de Leitura do Demei Paulo César Rigotti dos Santos  a identificação da data da próxima leitura pode ser feita pelo próprio consumidor, a partir da fatura de cada mês. Santos explica que após o terceiro mês sem acesso, a equipe do Demei notifica o consumidor para que seja realizada a adequação da localização do medidor em um prazo de 30 dias. 
 
Dentro deste período, o morador deverá entrar em contato com o Departamento para mais informações. Com o vencimento do prazo será realizado o corte da energia, sendo a retomada desta somente por meio da padronização do acesso ao medidor. “A notificação é feita pessoalmente ou por correio, quando o leiturista não consegue entrar em contato com o morador”, destaca Santos.
 
O coordenador também solicita aos consumidores que deixam livre acesso ao medidor em suas residências, que utilizem a devida identificação para animais perigosos soltos nas dependências da casa, como cães. Santos observa que já aconteceram vários incidentes com cães bravos soltos nos pátios,  por exemplo.
 
Fonte: Prefeitura de Ijuí

Data da publicação: 2013-10-01