Notícia
No último sábado, dia 14 de abril, foi dada a largada para o Desafio Empreendedor no campus Panambi, da Unijuí. O evento que que segue até dia 5 de maio busca contribuir com a disseminação da cultura empreendedora na Universidade, apresentando possíveis soluções de mercado para problemas identificados conforme a temática, agregando valor para a instituição e gerando novos negócios.
Essa edição do Desafio é focada nos processos ou máquinas e equipamentos aplicáveis em soluções ambientais, com conteúdo a partir da metodologia própria da incubadora em desenvolvimento e modelagem de negócios e soluções, baseada nos conceitos Business Model Canvas, Design Thinking, Mapeamento de Problemas e Pitch de Negócios e Soluções.
Na abertura do evento, o Pró-Reitor Nelson Thesing fez a fala de boas-vindas, destacando a importância da atividade que visa tirar os alunos da sala da aula para coloca-los em contato com empreendedores e metodologias usadas no mundo dos negócios. A a consultora Leonice Parnoff, por sua vez, realizou a dinâmica de formação dos times, na sequência o diretor da Químea Soluções Ambientais, Marçal Paim da Rocha, falou sobre Empreendedorismo Sustentável, evidenciando que é possível ter um modelo de negócios que gere lucro sem prejudicar ou degradar o meio ambiente. A empresa Químea tem 15 anos de atuação na área com sede em Santa Maria e já possui sete franquias. Segundo o empreendedor, a franquia foi a forma que ele encontrou para escalar o negócio sem aumentar os custos. Por fim, o Sócio-proprietário da Optimize Tecnologia em Gestão para Resultados de Alta Performance, Claudio Rodrigo Fraga, realizou a oficina de Canvas de Valor e Canvas do Modelo de Negócio.
Foram constituídas 03 equipes e ap
pós o repasse da metodologia, iniciou as atividades em grupo sob a orientação dos facilitadores, consultores e professores ligados ao curso de engenharia mecânica do campus Panambi. Até o dia 04 de maio as equipes contam com o apoio do Laboratório de Gestão, da Incubadora e dos professores para validar e fazer as adequações necessárias no projeto desenvolvido. As atividades serão retomadas no dia 5 de maio, às 8h30, com café da manhã, oficina “Desenvolvendo um Pitch de Sucesso”, com o proprietário da The Best Life Coaching e Mentoring
Empresarial, Christian Fontes Bezerra, entrega e apresentação do Pitch para
banca avaliadora e anúncio e entrega da premiação aos vencedores.
O prêmio para o primeiro lugar é uma vaga de pré-incubação externa na Incubadora de Empresas de Inovação tecnológica da UNIJUÍ – Criatec Campus Panambi, troféu e 40 horas de consultoria para elaboração de projetos para captação de recursos em editais de fomento. O segundo lugar também ganha uma vaga de pré-incubação externa e troféu; e o terceiro lugar ganha o troféu. A edição do Desafio Empreendedor no Campus Panambi tem como realizadores AGIT, CRIATEC, DECEENG, DACEC e apoio do SEBRAE e UNIJUÍ.
Por Giuli Ana Izolan, acadêmica de Jornalismo.
Data da publicação: 2018-04-19