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Desafios na seleção de direções escolares exigem mudanças urgentes
DIRE

Na última sexta-feira (1º), 9.073 educadoras e educadores, movidas(os) por um profundo compromisso com suas escolas e estudantes, participaram da prova de conhecimento específico para os cargos de direção e vice-direção nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul.

Essa jornada foi cercada de desafios e angústias que atingiram em cheio aquelas(es) que dedicam suas vidas à educação.

Desde o lançamento do Edital 01/2024 pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc), o CPERS tem acompanhado atentamente cada passo desse processo, vendo de perto as dificuldades que recaem sobre quem já enfrenta diariamente a precarização das condições de trabalho.

O atraso na publicação do edital gerou dúvidas e apreensão entre as(os) candidatas(os). Infelizmente, as falhas foram muito além dos prazos. Erros no edital e problemas no sistema de inscrição e na execução do curso obrigatório abalaram a credibilidade de um processo que deveria ser transparente e justo.

O que dizer dos cursos preparatórios, onde erros conceituais e gramaticais nos materiais de estudo são o reflexo de um descuido com a formação das(os) futuras(os) gestoras(es) escolares? Para o CPERS, essa situação é inadmissível, pois se trata do futuro de nossas escolas, das(os) nossas(os) alunas(os) e de cada educadora(or) que dá sua vida por essa causa.

Mesmo com inúmeras reuniões entre o CPERS e a Seduc, nas quais o Sindicato lutou incansavelmente para apontar as falhas e buscar soluções que assegurassem avanços no processo, alguns problemas persistiram.

Durante a prova, questões mal formuladas e com respostas dúbias colocaram as(os) candidatas(os) em uma posição de vulnerabilidade. Cabe destacar que, diante dessas falhas, é a(o) própria(o) candidata(o) que precisa interpor recurso para tentar corrigir injustiças, já que o CPERS está impedido por restrições legais.

Diante desse cenário, o Sindicato reitera a urgente necessidade de mudanças significativas nos próximos processos seletivos. Exigimos do governo Eduardo Leite (PSDB) e da Seduc um compromisso verdadeiro com a educação e respeito àquelas(es) que fazem da escola pública um lugar de esperança e transformação.

FONTE- CPERS