Notícia

Desenrola Rural é nova alternativa para renegociar dívidas
AGRI

Com a promessa de trazer fôlego para a carteira dos pequenos produtores rurais e assentados da reforma agrária, o governo federal publicou nesta quarta-feira, dia 12, o Desenrola Rural. Instituído por meio do decreto nº 12.381, a iniciativa permite a regularização de pendências financeiras. A proposta foi apresentada em 2023 pelo deputado estadual Adão Pretto Filho (PT-RS). Em âmbito nacional, devem ser renegociados R$ 19,5 bilhões em dívidas.

A expectativa a partir do decreto é beneficiar cerca de 943 mil agricultores familiares em todo o país, com descontos de até 80% e prazos de pagamento de até dez anos. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou que um levantamento realizado junto às instituições financeiras apurou que em torno de 1,35 milhão de agricultores familiares possuem dívidas em atraso há mais de um ano.

Pretto Filho recorda que a proposta foi elaborada em função das consequências das consecutivas mudanças climáticas que impactam no setor produtivo do Rio Grande do Sul nos últimos anos.

FONTE- CORREIO DO POVO