Rádio Mundial

Notícia

Doação de brinquedos traz sorrisos e esperança para crianças afetadas pela tragédia no RS
IMG-8307

Campanha liderada pela Sociedade de Pediatria e Sindicato Médico do Rio Grande do Sul proporciona momentos de alegria em meio à adversidade

A mobilização da população em resposta à tragédia que assola o Rio Grande do Sul traz esperança para milhares de famílias desalojadas ou afetadas de forma muito severa pelas cheias. A iniciativa liderada pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) em parceria com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) conta com uma mobilização intensa para proporcionar alívio e esperança através da doação de brinquedos para as crianças afetadas.
Ao receberem os donativos, os pequenos expressam sorrisos sinceros, revelando a importância desses gestos de solidariedade em meio à dificuldade.
Esther de Oliveira, 5 anos, foi uma das crianças beneficiadas pela campanha. Ela está acolhida no CTG Maragatos – Centro de Tradições Gaúchas.
“Machucou a minha perna. Alagou toda a minha casa e meu mundo. Saímos correndo.”, relatou.
A mãe, Tauana, descreveu a situação traumática vivida durante a evacuação de sua casa no bairro Humaitá.
“A água subiu muito rápido. A gente veio só com a roupa do corpo. A única coisa que separei antes foi só o documento dela, o meu e do meu esposo. O brinquedo é um alívio porque estamos desamparados. Ela ficou com trauma da chuva, do temporal. Então, quando começa a chover ela se assusta”, contou.
O presidente da SPRS, José Paulo Ferreira, ressalta a importância contínua da solidariedade e incentiva a comunidade a continuar apoiando a causa.
“Faço dois pedidos importantes a todos: se tiverem fraldas, produtos de higiene, roupas ou outros itens úteis, por favor, tragam-nos aqui na sede do SIMERS. A Prefeitura está organizando a distribuição de forma eficiente, garantindo que os abrigos recebam esses suprimentos tão necessários. Além disso, sempre é bom voluntários para ajudar nessa missão. Mesmo com uma equipe dedicada de 80 pessoas, sabemos que a demanda será contínua e que esse trabalho vai ser preciso por um bom tempo”, disse.
Aqueles que desejam contribuir com doações de brinquedos, fraldas, produtos de higiene ou oferecer seu tempo como voluntários podem dirigir-se à sede do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), localizada na Rua Coronel Corte Real, 975 – Petrópolis, Porto Alegre–RS, 90630-080.
Sobre a Sociedade de Pediatria do RS

A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.

Fonte: Marcelo Matusiak – SIMERS