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EQUIPES RESPONDEM COM AGILIDADE APÓS UM DOS PIORES TEMPORAIS JÁ REGISTRADOS PELA CERILUZ: 76 POSTES CAÍRAM EM CATUÍPE
Temporal (11)

Nessa semana a Ceriluz enfrentou um dos piores temporais já registrados em sua
história recente, resultando na queda de 76 postes de energia elétrica. O incidente
iniciou às 22h30 da noite de terça-feira, 03 de outubro, causando a interrupção do
fornecimento de energia para 1382 associados.

Além dos postes caídos houve ramais rompidos por quedas de árvores ou galhos,
transformadores queimados e desarmes de chaves, atingindo principalmente os
municípios de Catuípe, Chiapetta e Nova Ramada. A área mais afetada, no entanto,
incluía as comunidades de Esquina Neves, Bom Sucesso e o Reassentamento Nova
Esperança, em Catuípe, onde estavam localizados todos os 76 postes caídos. As equipes
da Ceriluz entraram em ação imediatamente, enfrentando desafios significativos, como
estradas bloqueadas devido à queda de árvores. Telhados de casas e galpões
danificados, lavouras devastadas e as fileiras de postes caídos lembravam a cena de um
tornado localizado.

A prioridade desde o início foi garantir a energia aos associados e isso foi feito com a
maior agilidade possível, graças ao esforço de nossos colaboradores e também, com a
ajuda de muitos associados; destaca o presidente da Ceriluz Distribuição, Guilherme
Schmidt de Pauli. Ele se refere a colaboração dos moradores através da cedência de
tratores e máquinas para desatolar caminhões e caminhonetes nas lavouras,
desempenhando um papel crucial na restauração do fornecimento de energia. “Situações
como essas são muitos intensas para nossos funcionários, mas eles seguem em frente
para garantir energia aos associados. É desafiador, mas, infelizmente, de tempos em
tempos condições extremas nos atingem e precisamos estar preparados para superá-las”,
conclui Guilherme.

Com esse esforço coletivo, a realização de manobras – deslocamento das demandas para
outros ramais – e foco em situações de resolução rápida, a maioria das ocorrências foi
resolvida até o final da noite de quarta-feira. Contudo, cerca de 50 Unidades
Consumidoras ainda permaneciam sem energia e uma segunda força-tarefa foi
organizada, de forma que o fornecimento de energia fosse praticamente normalizado na
tarde de quinta-feira, 05 de outubro.

Após a conclusão dos serviços emergenciais, no entanto, a Ceriluz continuará
trabalhando nos próximos dias para revisar e, se necessário, corrigir as redes mais
danificadas, visando evitar problemas futuros no abastecimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Ceriluz