Notícia
A 36ª CRE, em consonância com a proposta pedagógica assumida pela Secretaria Estadual de Educação,tem investido emprojetos de qualificação que possibilitam a inovação de práticas educativas no contexto escolar. Dentre os projetos desenvolvidos nas escolas estão os programas Mais Educação, Escola Aberta para a cidadania, Tempo Integral, Plano de Desenvolvimento da Escola, Ensino Médio Inovador e Ensino Médio Politécnico. Estes proporcionam a realização de oficinas como: Canto Coral, Cordas, Flauta Doce, Percussão, Dança e música, possibilitando aos alunos a ampliação do horizonte cultural, múltiplas aprendizagens e também contribuem para a construção humana e cidadã.
Um exemplo deste investimento, num currículo diversificado, são as apresentações que têm acontecido nosespaços da Expoijuí, em especial no Palco das Etnias.
Na tarde do dia 15 de outubro, foram realizadas apresentações artísticas de duas escolas estaduais,em homenagem ao dia dos professores. Os alunos participantes do Grupo Instrumental Harmonia da E.E.E.F. Osvaldo Aranha, apresentaram, no palco das etnias, um conjunto instrumental de músicas nacionais, coordenados pela professora Ivanir Lopes e a professora de música GladieleGlitz. Outra escola a apresentar-se no mesmo palco foi a E.E.E.M. Antônio Padilha, onde os alunos do 2º ano apresentaram uma dança com o tema dos anos 60, coordenados pelas professoras Emanuele Bandeira Avi e Marzani Antonielli.No final das apresentações houve uma homenagempara os professores, realizada pelos alunos das duas escolas que se apresentaram.O Grupo Instrumental Harmonia tocou parabéns aos professorese após fizeram a entrega de mimos.
Já na tarde de quarta-feira (16), foi à vez das escolas E.E.E.F. Chico Mendes, E.E.E.F. Luiz Fogliatto e a E.E.E.M. Joceli Correa mostrarem o desenvolvimento de suas atividades culturais e artísticasno palco das etnias. A primeira escola a se apresentar foi E.E.E.F Luiz Fogliatto. Nove alunos quecompõem o grupo instrumentalfizeram a execução de Flauta Doce, coordenados pelo professor Eliezer Brizola, tocando músicas como: Querência Amada, Titanic e Asa Branca. Logo após houve a apresentação do coral da E.E.E.F. Chico Mendes, composto por dezoito alunos da 1ª a 6ª séries, coordenados pelo professor de música, Martim Henrique Buss. A terceira escola a se apresentar foi a E.E.E.M. Joceli Corrêa, com a participação de três alunos pertencentes ao projeto Mais Educação, que tocaram violão e cantaram músicas como: Menino da Porteira e Asa branca.A oficina de canto e música é coordenada pelo professor Nicolau de Lima Ferreira. Num segundo momento a mesma escola apresentou-se com o grupo tradicionalista Cultivando a Tradição, composto por vinte e seis alunos das séries iniciais até o Ensino Médio, trabalho que vem sido desenvolvido desde o ano de 2011. Devidamente pilchados com a temática Tropeirismo, o grupo executou danças tradicionalistas com harmonia e sincronia, coordenados pelo professor Jorge Henrique Lima.
Fonte: Assessoria de Comunicação 36ª CRE
Data da publicação: 2013-10-18