Notícia

Estiagem afeta produção de soja em Ijuí
ESTIAGEM]

A estiagem prolongada está causando sérios danos às lavouras de soja na região sul de Ijuí, conforme levantamento da Emater, divulgado nesta segunda-feira. Municípios como Coronel Barros, Jóia, Boa Vista do Incra, Boa Vista do Cadeado, Salto do Jacuí, Fortaleza dos Valos e Quinze de Novembro enfrentam uma situação alarmante. A falta de chuvas intensas resultou em uma forte redução da produtividade nas lavouras, com perdas totais nas áreas semeadas em outubro.

A soja plantada em outubro já não tem mais potencial produtivo, tornando inviáveis novos investimentos, como tratamentos e defensivos. As lavouras de soja cultivadas em novembro apresentam um número reduzido de vagens e grãos, enquanto as semeadas em dezembro estão com o crescimento estagnado, sem avançar para as fases seguintes do desenvolvimento.

Enquanto isso, a região norte de Ijuí, em direção a Três Passos e Tenente Portela, apresenta uma situação ligeiramente mais favorável. Embora as lavouras de outubro tenham perdido parte de seu potencial, a área afetada é pequena. As demais lavouras ainda mostram sinais de vida, com plantas com folhas verdes, flores, vagens e grãos, e a soja semeada em dezembro segue com crescimento reduzido, sem iniciar a floração.

A Emater alerta para o aumento de pragas como ácaros e tripes devido ao clima seco e quente, o que exige controle imediato com defensivos. Entre os 44 municípios da região, 1,30% das lavouras de soja já estão em maturação, 47,50% estão na fase de granação, 43,20% estão em floração e 8% ainda estão em desenvolvimento vegetativo. A situação requer atenção urgente para evitar perdas ainda maiores.

FONTE – JORNALISMO RÁDIO MUNDIAL