Notícia
O bem estar e a qualidade de vida são termos cada vez mais presentes nas empresas. Investir neles pode tornar as organizações bem sucedidas, refletindo em atendimento e serviços mais qualificados. É por isso que a Unimed Noroeste/RS tem em sua missão, a preocupação em conservar a saúde e a integridade física de seus colaboradores para manter a excelência pela qual é reconhecida. Pensando nesta valorização do quadro funcional, trouxe à 5ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), palestras com temas relacionados ao estresse e a ergonomia, nesta quinta-feira, 20.
Pela parte da manhã, os fisioterapeutas do Hospital Unimed Felipe Roman Mazzarolo e Taís Paz da Silva abordaram “Dores… Seu corpo pedindo socorro”. Os profissionais relataram a necessidade da adaptação ao ambiente de trabalho com as características de cada pessoa, conhecida como ergonomia. “Uma postura adequada evita a dor e o desconforto, sem sobrecarregar algumas partes do corpo”, destacou Taís.
O quarto dia de Sipat teve continuidade no período da tarde, com palestra da professora do curso de Enfermagem da Unijuí, Eniva Stumm. O tema esteve relacionado com “Estresse no Trabalho: Como lidar com ele?”. O estresse, segundo ela, é uma palavra em voga atualmente e muitas vezes é usada de forma errônea. “O estresse não é uma doença. São reações normais do organismo visando buscar o retorno do equilíbrio. O que pode levar a doença é viver permanentemente sob tensão ou sob estresse. É o efeito cumulativo dele no organismo”, explicou Eniva.
O estresse classifica-se como eustresse e o distresse. Segundo a professora, o eustresse é positivo. “Ele é importante, necessário para os desafios da nossa vida pessoal e profissional. Este é o estresse bom, nós não vivemos sem ele”. Já o distresse é o estresse negativo. Dividido em fases, gradativamente ele vai se tornando mais lesivo. “Pode chegar a doenças sérias e inclusive à morte prematura”, alertou Eniva Stumm.
De acordo com a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Juliana Witzke Bettega, a 5ª Sipat trouxe assuntos diferenciados e pertinentes ao dia a dia. A colaboradora lembra que a Cooperativa é preocupada com seu quadro funcional e, por isso, dispõem de projetos e programas que proporcionam melhor qualidade de vida. Exemplos disso são o Clube da Caminhada, ginástica laboral e convênios com academias. Todos eles ligados ao setor Medicina Preventiva.
Atividades paralelas – Os colaboradores do Hospital Unimed ainda foram contemplados neste dia com “Quick Massagem”. Atividade realizada em uma “Barraquinha da Saúde e Proteção”, montada próximo ao refeitório. Durante o dia, as sessões de relaxamento foram realizadas pelos massoterapeutas Cláudio Trindade e Marli Zawacki. No turno da noite, a atividade deve continuar com o massoterapeuta André Batista. Em outros dias da semana os colaboradores receberam dicas do setor de Medicina Preventiva.
As atividades da 5ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) seguem nesta sexta-feira, 21. Pela manhã, haverá palestra ministrada por profissionais do Corpo de Bombeiros com o tema “Em caso de incêndio, o que você precisa saber?”. No período da tarde acontece circuito de atividades da gincana. Também, durante todo o dia haverá doação de sangue. A Sipat, que neste ano traz o tema “Arraiá da Sipat”, está com encerramento marcado para o sábado, 22, em festa na AABB, onde também devem ocorrer as últimas provas da gincana e divulgação dos ganhadores.
Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed
Data da publicação: 2013-06-21