Rádio Mundial

Notícia

Estudante angolano selecionado no programa PEC-G é recepcionado na Unijuí
capa 1

O estudante José João Gomes Graça, natural de Angola, foi recepcionado na tarde da última quinta-feira, 1º de fevereiro, pela reitoria da Unijuí. O acadêmico foi selecionado no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que oferece a estudantes estrangeiros a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Ele vai estudar Enfermagem na Unijuí.

José foi o primeiro estrangeiro selecionado para ingressar na Universidade desde 2011 pelo programa. Ele chegou em Ijuí esta semana e foi recepcionado pelo reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, pela vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, e pela coordenadora do curso de Enfermagem, professora Cátia Cristiane Matte Dezordi. Também estiveram presentes no encontro o assistente de Pesquisa e Extensão do Escritório de Relações Internacionais (ERI), Thiago Nasi da Silva, e o mestrando Domingos Bernardo, também de Angola, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS).

Segundo José, ele sempre sonhou em fazer um curso de graduação no Brasil e pretende atuar na área da Saúde em Angola, mas também em outros países, a partir da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou na Organização das Nações Unidas (ONU). “Só tenho a agradecer a recepção. Sei que a caminhada é longa, mas tenho que confiar. Sei que muitos não conseguiram ser selecionados, mas eu consegui. Com isso ganha a mim, meu país, a Universidade e o Brasil. Não sei onde posso chegar, mas espero ir longe com essa oportunidade”, comenta.

De acordo com o reitor, professor Dieter, a Universidade dará todo o apoio necessário e vai ajudar no que for preciso e estiver ao alcance para que toda a caminhada do estudante seja tranquila. Também destaca a importância do programa PEC-G para abrir portas e dar oportunidades aos estudantes estrangeiros. “Se tiver oportunidade, queremos oferecer a mesma chance para outros estudantes. Estamos dispostos a ampliar, pois a internacionalização para nós é importante e uma via de mão dupla, tanto para recebermos acadêmicos quanto para enviarmos pessoas para fora do país e é bom que isso esteja acontecendo”, ressalta.

A vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, estende as boas-vindas ao estudante e lembra a importância do curso de Enfermagem na história da Unijuí. “É muito gratificante e ficamos felizes em saber que o estudante já pôde conhecer mais sobre a nossa história. Estamos aqui para acolher e vamos ajudar no que for necessário.”

A coordenadora Cátia salienta que José é o primeiro estrangeiro a ingressar no curso nos mais de 40 anos. Também convidou o estudante a conhecer o corpo docente para ser bem acolhido. “Nós almejamos muito a internacionalização. Na Enfermagem, José será o pioneiro a ingressar no curso, o que é bem significativo. Espero que ele se sinta em casa e possa usufruir de todas as oportunidades que o curso tem a oferecer nos seus mais de 40 anos de formação de profissionais de Ijuí e região.”

Fonte: Comunica Unijuí