Rádio Mundial

Notícia

Estudo sobre Câncer de Ovário é o grande vencedor do 5º Prêmio Renata Thormann Procianoy
unnamed (8)

O Prêmio Renata Thormann Prociannoy 2023, uma iniciativa do Instituto Projeto Cura que incentiva a realização da pesquisa clínica no Brasil, reconhece a pesquisa “Lacog 1018”, o estudo que foi desenvolvido com o objetivo de avaliar o benefício da combinação de letrozol + palbociclibe em mulheres com câncer de ovário avançado, politratadas e que expressavam receptores hormonais como o grande vencedor do ano.

A investigação foi realizada com mulheres que já haviam sido submetidas a duas quimioterapias diferentes, porém ainda não tinham suas necessidades atendidas. Com a pesquisa realizada pela Dra Fernanda foi proposto um inibidor para tratar os casos.

A pesquisa teve a médica oncologista do Hospital Fêmina e do Centro de Pesquisa em Oncologia do HSL-PUCRS, Dra Fernanda Bronzon Damian como investigadora principal e co- autores: Andreia Cristina De Melo, Graziela Zibetti Dal Molin, Angelica Nogueira Rodrigues, Aknar Freire de Carvalho Calabrich, Gustavo Werutsky, Elias Abdo Filho, Taiane Francieli Rebelatto, Rafaela Gomes de Jesus e Mirela Foresti Jimenez.

A Comissão Científica para o prêmio foi composta por renomados oncologistas, tais como (em ordem alfabética): Dra. Abna Vieira Dr. Max Mano, Dr. Cristiano de Pádua Souza, Dr. Eduardo Romero, Dr. Fernando Moura, Dr. Guilherme Harada, Dr. João Victor Alessi, Dra. Mariana Scarantini e Dr. Pedro Neffá.

Conforme Fernanda Schwyter, fundadora e presidente do Instituto Projeto Cura: – “É uma enorme satisfação estimularmos o desenvolvimento do conhecimento cientifico no pais, colaborar com o aperfeiçoamento do tratamento em nível mundial e melhorar o desfecho da qualidade de vida dos pacientes”.

O 5º Prêmio Renata Thormann Procianoy foi anunciado na última sexta-feira, 16 de junho, durante o Congresso Científico Best Of ASCO em São Paulo, pela presidente do Instituto Projeto Cura, Fernanda Schwyter, e entregue pelo presidente da Comissão Científica, Dr. Max Mano, à representante da Dra. Fernanda Bronzon Damian, a Dra. Andreia Melo, co-Autora do Estudo Lacog 1018.

Sobre o Prêmio Renata Thormann Procianoy

Inspirado na história da psiquiatra  Nora Thormann , que contou com a ajuda da sua filha Renata Thormann Procianoy na busca por pesquisas que ajudassem a diagnosticar e curar um problema de saúde seu, que, após dois anos, resultou na inclusão do caso da Nora em uma pesquisa clínica coordenada pelo peruano Dr. Roberto Miranda no hospital MD Anderson, da Universidade do Texas (EUA), o Prêmio é um reconhecimento às pesquisas que identificaram e trataram Nora. O nome é uma homenagem à Renata que, infelizmente, meses depois sofreu um acidente de carro e faleceu, completando dez anos neste ano. O depoimento de Nora pode ser conferido em  https://www.youtube.com/watch?v=ohLeWAOaBkg

Sobre o Instituto Projeto Cura

O Instituto Projeto Cura, entidade sem fins lucrativos, promove atividades, sociais, científicas e educativas para ampliar a conscientização da sociedade civil sobre os benefícios das pesquisas clínicas e  captar recursos para o financiamento dos estudos  acadêmicos, para o enfrentamento do câncer no Brasil. Mais informações podem ser conferidas no site oficial do Projeto Cura e em suas redes sociais InstagramFacebook e LinkedIn