Notícia

Exposição “A Transformação Urbana de Ijuí” está em cartaz no Madp
WhatsApp Image 2024-12-19 at 21.05.50 (2)

Está em cartaz no Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), junto ao Espaço Ijuí Hoje, a exposição “A Transformação Urbana de Ijuí”. O trabalho é de autoria de Giordano Toniazzo, formando do curso de Jornalismo da Unijuí, e é o resultado final de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pela professora doutora Gisele Noll.

A exposição combina fotografias contemporâneas e históricas para documentar as mudanças urbanas em Ijuí ao longo dos anos. A partir de um olhar jornalístico e fotográfico, o projeto aborda os impactos das transformações urbanas, enfatizando a importância da memória e da identidade coletiva. Além de registrar a evolução física da cidade, o trabalho tem um forte caráter educativo e cultural, proporcionando uma reflexão sobre o planejamento urbano e suas implicações na vida dos moradores.

Sobre a escolha do tema, Giordano Toniazzo revelou que o interesse surgiu de sua paixão pela fotografia e de sua convivência com o acervo do Madp durante um estágio no local. “Eu queria saber como era minha cidade antes de eu conhecê-la como é agora. Então, uma das motivações foi entender a transformação urbana como um caminho para compreender a evolução física da cidade”.

O tema também reflete sua curiosidade em explorar a história da cidade por meio de uma perspectiva visual. A exposição traz, portanto, uma narrativa que conecta passado e presente, permitindo ao público observar como as decisões urbanísticas moldaram os espaços mais emblemáticos de Ijuí.

Para a produção das fotos, Giordano realizou uma seleção de fotografias do acervo histórico do Madp. Em seguida, identificou pontos icônicos da cidade que são reconhecidos pela população. Com base nas imagens antigas, ele fotografou os mesmos locais sob ângulos semelhantes, destacando as transformações arquitetônicas e urbanísticas ao longo do tempo.

Foram cerca de dois meses de produção e mais de 600 fotos produzidas, que se tornaram 30, das quais Giordano diz não ter favoritas, mas se tivesse que escolher quais mais gostou de fazer, seriam as da Cotrijuí. “É o único segmento do trabalho com quatro quadros, o maior segmento, que foi mais retratado por ser um local bastante icônico da cidade, foi a maior cooperativa da América Latina e muito participou do desenvolvimento da cidade”

A Exposição “A Transformação Urbana de Ijuí” permanece em cartaz até o dia 14 de fevereiro.

Por Martina Dutra Neubauer, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.

Fonte: Comunica Unijuí