Notícia
A Superintendência dos Assuntos Penitenciários (Susepe) e o Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA) preparam para a próxima sexta-feira, 21, a inauguração da Fábrica de Sabão Ecológico Solidário.
A solenidade está programada para iniciar às 10h, onde hoje está instalada a Fábrica de Sabão: ao lado do Instituto Penal de Santo Ângelo.
“Esse é um projeto que envolve grandes grupos na cidade: os alunos de Administração do IESA, responsáveis pela elaboração do plano de negócios; os apenados, que produzem o sabão; e a própria comunidade, que doa seu óleo de cozinha usado, evitando o descarte incorreto”, explica a professora e coordenadora do projeto, Leila Batista.
Ganhador do troféu Ouro no 8º Prêmio Responsabilidade Social do Sindicato de Ensino Privado do RS (Sinepe/RS), o projeto foi gradativamente sendo moldado desde 2012. Para que a fábrica saísse do papel, parcerias foram formadas e eventos beneficentes realizados.
“Nesta primeira fase, em que o projeto começou a ser colocado em prática, a fábrica produziu cerca de 2 mil barras de sabão por mês, ou seja, apenas 10% de sua capacidade. Com o prédio concluído e os equipamentos já instalados, os apenados estarão trabalhando com 100% da capacidade, na produção de 20 mil barras de sabão por mês”, destaca a gestora do projeto na Susepe, Débora Pedroso.
O sabão produzido em Santo Ângelo tem abastecido dez casas prisionais da 3ª Região Penitenciária. Mas a ideia é ir além. A proposta conquistou a região metropolitana e, em breve, a Fábrica de Sabão estará abastecendo 30 mil presos em todas as casas prisionais do Estado. Para cada três dias trabalhados, os apenados recebem a redução de um dia de pena.
“Ver a fábrica concluída, depois de dois anos de trabalho, é satisfatório tanto para os parceiros como para os alunos, que auxiliaram em todo o processo. Melhor ainda é saber que o projeto foi reconhecido em nível de Estado, fortalecendo a equipe de trabalho e trazendo ânimo a novas iniciativas”, destaca o diretor do IESA, professor Júlio César Lindemann.
Em sala de aula
Com a Fábrica de Sabão inaugurada, também se inicia uma nova etapa para os acadêmicos de Administração. De acordo com a professora Leila Batista, os estudantes estarão envolvidos, a partir de agora, na seleção e treinamento dos funcionários. Fluxo de caixa e aperfeiçoamento do plano de negócios também farão parte das tarefas executadas pelos alunos. “Todos os professores do curso foram convidados para fazer parte da iniciativa, contribuindo conforme a disciplina que trabalham”, completa a educadora.
E como a produção irá aumentar, a disponibilidade do óleo, matéria-prima, terá que ser ampliada. Para isso, serão realizadas campanhas na cidade de Santo Ângelo, que conscientizem o cidadão para coleta e doação do óleo de cozinha usado. “O Departamento Municipal de Meio Ambiente (Deman) já é um grande parceiro do IESA e da Susepe. Há pontos de coleta, disponibilizados pela equipe deste setor, que hoje facilitam o recolhimento do material. Mas nosso objetivo é ampliar esse trabalho, com o oferecimento de novos pontos”, frisa Leila.
Com a ajuda dos estudantes, será organizada e executada a campanha de conscientização. Além do Deman, são parceiros da Fábrica de Sabão a Eletrosul, Ministério Público, Poder Judiciário, Justiça Federal, Restaurante Arena Grill e Mekal Materiais de Limpeza.
Fonte: Assessoria de Comunicação CNEC
Data da publicação: 2014-03-17