Notícia

Falta de mão de obra qualificada afeta pelo menos um quarto da indústria do RS
indus

Com mercado de trabalho aquecido, a busca por trabalhadores pressiona setores da economia no Rio Grande do Sul. No terceiro trimestre deste ano, a falta de mão de obra qualificada foi um problema apontado por pelo menos um quarto dos empresários da indústria no Estado, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) — maior volume desde 2014. O problema também afeta a construção civil, outro setor impulsionador do emprego no país.

Mercado de trabalho aquecido, alta rotatividade de profissionais e informalidade estão entre os principais pontos que explicam esse cenário, segundo especialistas.

A barreira para preencher postos-chave não é uma novidade na indústria, mas o avanço desse movimento chama atenção nos últimos anos. Dados da última Sondagem Industrial, da Fiergs, apontam que a falta ou o alto custo do trabalhador qualificado foi apontada por 27% dos empresários industriais do RS como um dos principais problemas enfrentados no terceiro trimestre. Esse é o maior patamar desde o primeiro trimestre de 2014 (33,6%). Além de avançar ante o segundo trimestre (17,8%), esse quesito subiu da quinta para a terceira colocação dos principais problemas citados pelo setor.

fonte- GAUCHA ZH