Notícia

Farsul avalia positivamente Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos
BOVINOS

Para o coordenador da Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), José Fernando Lobato, o novo Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos foi lançado em um momento oportuno para o setor. A iniciativa foi apresentada pelo Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, dia 17.

“Veio em boa hora, porque o Brasil é extremamente heterogêneo e diverso. Se surgir um caso de vaca louca, por exemplo, no Mato Grosso, congela todo o país. Tendo a rastreabilidade fica específico”, destacou, lembrando a ocorrência mais recente de gripe aviária no Rio Grande do Sul, em Anta Gorda, quando a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) bloqueou a região e realizou todas as práticas sanitárias necessárias.

A iniciativa do Ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), tem como principal objetivo qualificar e aprimorar a rastreabilidade ao implementar um sistema de identificação individual que permitirá acompanhar e registrar o histórico, a localização atual e a trajetória de cada animal identificado. Conforme anunciado por Fávaro, a medida fortalecerá os programas de saúde animal.

FONTE – CORREIO DO POVO