Notícia

G6, G7, G8 ou G9? Como ficam as vagas para a Libertadores via Brasileirão
LIBER

O Campeonato Brasileiro pode ter até um G9 para vagas na Libertadores 2025. A definição dos finalistas da Copa do Brasil, da Sul-Americana e da própria Libertadores abriu a possibilidade de o tradicional G6 ser ampliado.

Pelo regulamento, estão garantidos na Libertadores os seis primeiros colocados (quatro para a fase de grupos e dois para a fase eliminatória). Mas esse bloco tende a aumentar. Quatro times podem influenciar diretamente nestas mudanças: Botafogo (finalista da Libertadores), Flamengo (finalista da Copa do Brasil), Cruzeiro (finalista da Sul-Americana) e Atlético-MG (finalista da Libertadores e da Copa do Brasil).

Levando em conta a atual classificação, o G9 pode se tornar realidade caso o Botafogo vença a Libertadores, o Flamengo leve a Copa do Brasil e o Cruzeiro seja o campeão da Sul-Americana. Como os três estão entre os oito primeiros, a zona de classificação para a Libertadores ficaria ampliada para até o nono colocado.

O G9 também pode se tornar realidade caso o Atlético-MG ganhe a Libertadores ou a Copa do Brasil e ainda feche o Brasileirão entre os oito primeiros – o Galo é o 10º neste momento, com um jogo a menos.

Para um G8, dois times precisam ser campeões nas outras competições e ficarem entre os sete primeiros na tabela do Brasileirão. Se apenas um time entre os seis primeiros ficar com um dos títulos, aí teremos um G7.

FONTE- GLOBO ESPORTE